A Margem versus Terra em Transe: estudo sobre a ascensão de Ozualdo Candeias no universo cinematográfico

Autores/as

  • Daniela Pinto Senador ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.56687

Palabras clave:

Ozualdo Candeias, A margem, Terra em transe, recepção, crítica cinematográfica

Resumen

O presente artigo tem como objetivo discutir o papel ideológico que foi atribuído pela crítica cinematográfica ao filme A Margem (1967), primeiro longa-metragem de Ozualdo Candeias, cineasta considerado precursor do Cinema Marginal no Brasil. Após a contextualização dos principais embates estéticos e políticos que ocorriam no âmbito do cinema na ocasião do lançamento da fita, pretende-se analisar os argumentos utilizados pela crítica, no intuito de tornar A Margem instrumento de combate a uma das obras mais significativas e polêmicas do Cinema Novo, Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha.

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Biografía del autor/a

  • Daniela Pinto Senador, ECA-USP
    Jornalista e mestranda em Comunicação Impressa e Audiovisual na ECA-USP.

Publicado

2005-12-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A Margem versus Terra em Transe: estudo sobre a ascensão de Ozualdo Candeias no universo cinematográfico. (2005). Caligrama (São Paulo. Online), 1(3). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.56687