O masculino na propaganda: homens que sabem fazer amor

Autores/as

  • Patrícia Martins Costa Centro Universitário do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.64626

Palabras clave:

Semiótica, psicanálise, sexualidade masculina, propaganda.

Resumen

Dentro da proposta de examinar o papel da sexualidade na linguagem publicitária, realizamos um estudo analítico cujo eixo teórico é a semiótica peirceana em diálogo com a psicanálise. Investigamos como a imagem do masculino aparece nos anúncios, carregadas de signos que representam os valores sexuais na complexa sociedade de consumo brasileira. O corpus dessa análise constitui-se de anúncios veiculados na
revista VIP, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2004, que serviu de observação para constituirmos a amostra a ser analisada, cujo critério de seleção deu-se pela identificação de apelos sexuais nas mensagens. A partir dos ensaios freudianos sobre a sexualidade, atualizados pela psicanálise lacaniana, identificamos significantes sexuais que produzem sentido para o consumidor e diagnosticamos dois conceitos fundamentais para o masculino: a rivalidade e a identificação, que fazem a ponte de identificação entre o consumidor e o produto anunciado, podendo, numa manobra bem sucedida, provocar o desejo pelo produto anunciado..

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Patrícia Martins Costa, Centro Universitário do Triângulo Mineiro
    Publicitária, mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), especialista em Gestão de Marketing. Professora dos cursos Comunicação Social e Design de Moda do Centro Universitário do Triângulo, onde também coordena o curso de pós-graduação Design em Propaganda. Coordenadora e professora do curso Gestão de Marketing da Unipac-Uberlândia.

Publicado

2006-04-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O masculino na propaganda: homens que sabem fazer amor. (2006). Caligrama (São Paulo. Online), 2(1). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.64626