A construção discursiva de textos jornalísticos na abordagem do “panelaço” brasileiro e do “cacerolazo” argentino

Autores/as

  • Priscila da Silva Marinho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i21p1172-1203

Palabras clave:

Análisis de Discurso, Protestas, Cacerolazo argentino y panelaço brasileño, Discurso periodístico

Resumen

Este artigo apresenta uma análise discursiva referente à abordagem jornalística de manifestações sociopolíticas conhecidas como “panelaço”, no Brasil, durante o governo de Dilma Rousseff em 2015 e “cacerolazo”, na Argentina, durante o governo de Cristina Kirchner em 2013. Tal análise de reportagens jornalísticas faz parte de nossa pesquisa de doutorado cujo titulo é “A perspectiva discursiva na formação de professores: análise de produções escritas de licenciandos de Letras Português/Espanhol sobre o cacerolazo argentino e o panelaço brasileiro”, que se encontra atualmente em desenvolvimento. Adotando a Análise de Discurso de linha francesa (Pêcheux, Foucault) como arcabouço teórico-metodológico entendemos que não há discurso neutro e/ou transparente e, desta forma, todo discurso é um ato político. No que tange à análise jornalística, exibimos duas reportagens: uma de um periódico argentino (Clarin) e uma de um brasileiro (Folha de São Paulo), observando de que maneira as estratégias de seleção e argumentação jornalisticas conduzem a determinados efeitos de sentidos. Para tanto, nos apropriamos de variados conceitos estudados comumente em Análise de Discurso, tais como: condições de produção, formações discursivas, intradiscurso, interdiscurso e memória discursiva. Sendo assim, defendemos que a maneira que cada jornal recria as manifestações desvela suas inscrições sócio-históricas, bem como seus posicionamentos ideológicos, emergindo assim diversas e contraditórias formações discursivas (Foucault, 2014 [1969]; Serrani, 1997) que conduzem os leitores a determinados efeitos de sentidos.

 

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Biografía del autor/a

  • Priscila da Silva Marinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Priscila Marinho é graduada em Letras (Português-Espanhol) e mestra em Letras Neolatinas (Espanhol) pelo PPG em Letras Neolatinas (PPGLEN), ambos pela UFRJ. Atualmente é doutoranda pelo mesmo PPG e seu projeto de pesquisa intitula-se “A perspectiva discursiva na formação de professores: análise de produções escritas de licenciandos de Letras Português/Espanhol sobre o cacerolazo argentino e o panelaço brasileiro”.

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Sites jornalísticos consultados:

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Publicado

2021-06-25

Cómo citar

MARINHO, Priscila da Silva. A construção discursiva de textos jornalísticos na abordagem do “panelaço” brasileiro e do “cacerolazo” argentino. Caracol, São Paulo, Brasil, n. 21, p. 1172–1203, 2021. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.i21p1172-1203. Disponível em: https://www.journals.usp.br/caracol/article/view/170536.. Acesso em: 31 oct. 2024.