Jogar e viver: correlações. Uma interpretação kantiana

Autores

  • Wagner Barbosa de Barros Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v42i2p55-69

Palavras-chave:

Kant , moral, educação, antropologia, jogo

Resumo

Para Kant, os jogos desempenham um papel extremamente importante na vida humana, já que são responsáveis por colocarem o espírito em atividade e, ao fazê-lo, avivá-lo na direção da sociabilidade, da moderação e do refinamento. De acordo com suas Lições de pedagogia e de antropologia, os jogos não são uma mera distração, eles são uma ótima ferramenta para se aprender a viver. O objetivo deste artigo é o de, em um primeiro momento, recuperar alguns dados biográficos de Kant para aclarar, à luz dos jogos, a dinamicidade subjacente à austeridade do cumprimento da famosa rotina do filósofo alemão e, em seguida, explorar conceitualmente o destaque que Kant dá aos jogos no processo de moralização da criança e do adulto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wagner Barbosa de Barros , Sem registro de afiliação

    Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos.

Referências

BOROWSKI, Ludwig Ernst. Relato de la vida y el carácter de Immanuel Kant. Tradução de Agustín González Ruiz. Madri: Tecnos, 1993.

HEINE, Heinrich. On the History of Religion and Philosophy in Germany and other Writings. Tradução de Howard Pollack-Milgate. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

KANT, Immanuel. Antropologia de um ponto de vista pragmático. Tradução de Clélia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2009.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade de julgar. Tradução de Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Editora Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2018.

KANT, Immanuel. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Tradução de Rodrigo Naves e Ricardo Ribeiro Terra. São Paulo: Brasiliense, 1986.

KANT, Immanuel. Lectures on Anthropology. Tradução de Allen W. Wood et al.. Nova York: Cambridge University Press, 2012.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2011.

KUEHN, Manfred. Kant. A Biography. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

VANDEWALLE, Bernard. Kant. Educación y crítica. Buenos Aires: Nueva Visión, 2004.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Jogar e viver: correlações. Uma interpretação kantiana. (2023). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 42(2), 55-69. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v42i2p55-69