MEMÓRIAS E NARRATIVAS DO CANTO POLIFÔNICO ALENTEJANO

Autores

  • Dulce Simões

Resumo

O canto polifónico alentejano é um dos exemplos significativos em que o passado se impõe como elemento unificador de uma “comunidade de partilha” (RANCIÈRE, 2005), definida pela distribuição de espaços, tempos e tipos de atividades que determinaram a maneira de uma classe subalternizada comunicar e fazer política A ruralidade, como espaço da experiência, perpetua o passado e nos impede de descurar a memória do canto colectivo como prática de sociabilidade e de resistência política. E, apesar das novas gerações não terem experienciado a vida rural nem o trabalho agrícola, a voz poética assume a função unificadora que permite aos praticantes preservarem a memória colectiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dulce Simões

    Investigadora no Instituto de Etnomusicologia (INET-md) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. PHD em Antropologia, com Pós-Doc em Estudos Artísticos, é membro do RIARM - Red(e) Ibero-Americana Resistência e(y) Memória e do GESSA - Grupo de Estudios Sociales Aplicados da Universidad de Extremadura.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Simões, D. (2023). MEMÓRIAS E NARRATIVAS DO CANTO POLIFÔNICO ALENTEJANO. Cadernos CERU, 34(1), 1-28. https://www.journals.usp.br/ceru/article/view/214898