TRABALHO DOCENTE E ESCOLA RURAL: TRAVESSIAS, DESCOBERTAS E SURPRESAS NO ENSINO MULTISSERIADO

Autores

  • Cristiano Lima dos Santos Almeida Universidade do Estado da Bahia – UNEB
  • Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Resumo

O estudo intencionou analisar as implicações e possibilidades relacionadas ao início da carreira docente em classes multisseriadas. Priorizou-se a realização das entrevistas narrativas com quatro professoras das turmas multisseriadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto à análise das narrativas, optou-se pela perspectiva da análise compreensiva-interpretativa. As narrativas docentes apresentaram os sentimentos das professoras diante da docência na escola rural multisseriada. Questões relacionadas à condição de trabalho docente nas escolas rurais multisseriadas foram apontadas como centrais, especialmente, aspectos relacionados à ausência de formação pedagógica para o contexto de ensino multisseriado, além das dificuldades relacionadas ao transporte, longos trajetos e travessias realizados pelas professoras da cidade para as escolas rurais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Almeida, C. L. dos S. ., & Souza, E. C. de . (2023). TRABALHO DOCENTE E ESCOLA RURAL: TRAVESSIAS, DESCOBERTAS E SURPRESAS NO ENSINO MULTISSERIADO. Cadernos CERU, 34(1), 84-107. https://www.journals.usp.br/ceru/article/view/214903