A INVISIBILIDADE DOS ESTUDANTES COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, NA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA, COM BASE EM SUAS PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Leandro da Nóbrega Pinheiro

Palabras clave:

Superdotação. Altas Habilidades. Educação. Sucesso escolar

Resumen

O presente artigo apresenta parte dos resultados da tese de doutorado: “A invisibilidade dos estudantes alto-habilidosos e a produção do fracasso escolar: faces da escola capitalista e seus impactos na educação brasileira”, que analisou a situação de invisibilidade dos estudantes com características de AH/SD2, na educação brasileira, as explicações para essa situação e seus impactos na realidade educacional de nosso país. O artigo apresenta os resultados da pesquisa, de modo a conhecermos os sujeitos alto-habilidosos e sua invisibilidade com base em cinco entrevistas realizadas com estudantes com características de AH/SD e residentes na Baixada Santista.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leandro da Nóbrega Pinheiro

    Doutor em Educação, gestor educacional na Prefeitura Municipal de Cubatão.

Publicado

2021-08-16

Cómo citar

Pinheiro, L. da N. . (2021). A INVISIBILIDADE DOS ESTUDANTES COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, NA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA, COM BASE EM SUAS PERSPECTIVAS. Cadernos CERU, 31(2), 92-109. https://www.journals.usp.br/ceru/article/view/191630