Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p167-178Palavras-chave:
Jornalismo, Educação, Consumo, Pandemia, EscolaResumo
Considerando a mídia como um mediador que envolve o reconhecimento das lógicas de produção e de consumo de textos midiáticos, apresentamos o relato de uma prática pedagógica, organizada em torno de um projeto interdisciplinar e realizada a distância e no contexto da pandemia com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do consumo de conteúdos publicados no Joca, um veículo jornalístico voltado para o público infantojuvenil. Para tanto, recorremos à material elaborado pelos professores envolvidos e a entrevistas semiestruturadas. Refletimos acerca da relação comunicação/educação/consumo partindo do pensamento de diversos pesquisadores, como Maria Aparecida Baccega.
Downloads
Referências
A SITUAÇÃO dos professores no Brasil durante a pandemia. Nova Escola, São Paulo, maio 2020, p. 14. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MEWKNnJz3TJ8kKd7UhRpCuVcR95vP4VAEk83JtQSe4cferz85NnUvehrccET/ne-pesquisa-professor-final-1.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.
AGUILAR, Renata; LEITE, Fabiano Kirschener. Boa Prática. Luz e água para a África – Projeto Interdisciplinar. Jornal Joca, São Paulo, 16 abr. 2020. Disponível em: https://www.jornaljoca.com.br/wp-content/uploads/2020/04/6_7anos_Profs_Renata_Aguilar_Fabiano_Kirschener-1.pdf. Acesso em: 5 ago. 2020.
ARAÚJO, Allyson Carvalho de; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de; SOUZA JÚNIOR, Antonio Fernandes de. Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 141-153, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p141-153.
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 19-28, n. 3, p. 20, 2009. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i3p19-28.
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/Educação: um campo em acção. In: ACTAS DO SOPCOM, 3.; LUSOCOM, 6.; IBÉRICO, 2., 2009, Covilhã. Anais […]. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2004. p. 383-393.
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação e consumo: educação e cidadania. In: ROCHA, Rose de Melo; OROFINO, Maria Isabel Rodrigues (org). Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 189-204.
BACCEGA, Maria Aparecida. O consumo no campo comunicação/educação: importância para cidadania. In: ROCHA, Rose de Melo; CASAQUI, Vander. Estéticas midiáticas e narrativas do consumo. Porto Alegre: Sulina, 2012. p. 248-268.
CITELLI, Adilson. Direções de pesquisa em educomunicação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 36., 2013, Manaus. Anais […]. Manaus: Intercom, 2013. Disponível em: https://docplayer.com.br/73260429-Direcoes-de-pesquisa-em-educomunicacao-1-adilson-citelli-2-universidade-de-sao-paulo-sao-paulo-sp.html. Acesso em: 12 set. 2020.
CITELLI, Adilson. Educomunicação: temporalidades e sujeitos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2016. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002791301.pdf. Acesso em: 12 set. 2020.
COSTIN, Claudia. Desafios da Educação no Brasil após a Covid-19. In: COSTIN, Claudia et al. A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavirus. Porto Alegre: Editora do Autor, 2020. p. 9.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
GOUVÊA, Mônica de Souza (org.). Lendo o mundo com o Joca: guia para o uso do jornal em projetos interdisciplinares. São Paulo: Magia de Ler, 2017.
GUBER, Rosana. El salvaje metropolitano: reconstrucción del conocimiento social en el trabajo de campo. Buenos Aires: Paidós, 2004.
HOFF, Tânia Márcia Cezar; SPINELLI, Egle Müller; GENERALI, Sabrina. 2ª Síntese: resultado de pesquisa: grupos focais com professores do Ensino Básico. São Paulo: Cátedra Maria Aparecida Baccega, 2019a. Disponível em: https://catedrabaccega.espm.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/2a_Si%CC%81ntese_Como-trabalham_produzem-mi%CC%81dia-na-sala-de-aula.pdf . Acesso em: 29 set. 2020.
HOFF, Tânia Márcia Cezar; SPINELLI, Egle Müller; GENERALI, Sabrina. 5ª Síntese: resultado de pesquisa: grupo focal com professores do Ensino Básico. São Paulo: Cátedra Maria Aparecida Baccega, 2019b. Disponível em: https://catedrabaccega.espm.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/5a_Sintese_O-que-professores-demandam-de-um-curso-de-educac%CC%A7a%CC%83o-para-os-meios-e-para-o-consumo_.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
INSTITUTO PENÍNSULA. Relatório de pesquisa: sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil. São Paulo: Instituto Península, maio 2020. p. 17. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405-1.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.
LUZ e água para a África. Jornal Joca, São Paulo, 20 mar. 2020. Disponível em: https://www.jornaljoca.com.br/luz-e-agua-para-a-africa/. Acesso em: 5 ago. 2020.
KIM, Eun-mee; YANG, Soeun. Internet literacy and digital natives’ civic engagement: internet skill literacy or internet information literacy? Journal of Youth Studies, [s. l.], v. 19, n. 4, p. 438-456, 2016.
MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza. São Paulo: Cortez, 2003.
NOVA ESCOLA. A situação dos professores no Brasil durante a pandemia. São Paulo: Nova Escola, maio 2020, p. 14. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MEWKNnJz3TJ8kKd7UhRpCuVcR95vP4VAEk83JtQSe4cferz85NnUvehrccET/ne-pesquisa-professor-final-1.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.
PESQUISA aponta que 74% dos alunos das redes públicas recebem algum tipo de atividade não presencial durante a pandemia. Itaú Social, São Paulo, 24 jun. 2020. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/noticias/74-dos-alunos-das-redes-publicas-recebem-algum-tipo-de-atividade-nao-presencial-durante-a-pandemia/. Acesso em: 29 set. 2020.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Egle Müller Spinelli, Sabrina Generalli, Tania Marcia Cezar Hoff
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.