Roland Barthes, adorável: disseminações de uma voz de autor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i30p399-413

Palavras-chave:

Roland Barthes, Autor, Corpo, Voz

Resumo

Em seus cursos e textos, Roland Barthes descortinava a “cena da escritura”: a partir de uma seleção de textos apresentava a forma como determinadas figuras, palavras e vocabulários se atualizavam a cada texto, a cada contexto. Conhecido como o crítico que matou o Autor, Barthes também se inscreve como personagem de uma narrativa intelectual fascinante: nos últimos anos de vida, seu luto público pela morte da mãe e a disseminação de elementos de si em textos e aulas reverberaram como a escrita de um romance real, um romance perdido ou escondido que se confunde com seu pensamento crítico da literatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Clara da Silva Ramos Carneiro, Universidade Federal de Santa Maria

    Professora adjunta a da Universidade Federal de Santa Maria, é coordenadora geral do Idiomas sem Fronteiras na universidade (2019-) e foi coordenadora pedagógica de francês no IsF-UFSM (2018-2019). Possui graduação em Licenciatura em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), graduação em Bacharelado em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) com doutorado sanduíche pela na Universidade de Paris-Sorbonne IV. É líder do grupo "Oficinas de escrita, histórias em quadrinhos e tradução: teoria da literatura e práticas literárias", no Diretório de Grupos do CNPq. Organizou os eventos Universidade em Quadrinhos (UniQ, 2019) e Prêmio Grampo (2016-) e edita o website Balbúrdia de crítica de quadrinhos, foi membro do júri do 61º Prêmio Jabuti na Categoria Histórias em Quadrinhos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: quadrinhos, ensino de francês língua estrangeira, Roland Barthes, Oulipo, Oubapo e literatura.

  • Lauren Silva Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

    Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente cursando Bacharelado em Letras - Português na UFSM, parte do grupo Oficinas de escrita, histórias em quadrinhos e tradução: teoria da literatura e práticas literárias", no Diretório de Grupos do CNPq nas linhas de Análise e Teoria das Histórias em Quadrinhos e Grupo Estudos de semiologia: noções de estilo, autoria e jogo. Bolsista de iniciação científica PROBIC - FAPERGS.

Referências

BARTHES, R. A câmara clara. Tradução: Julio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BARTHES, R. A preparação do romance I. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005a.

BARTHES, R. A preparação do romance II. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005b.

BARTHES, R. Diário de luto. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2011a.

BARTHES, R. Fragmentos de um Discurso Amoroso. Tradução: Hortênsia dos Santos. 16. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2011b.

BARTHES, R. Incidentes. Tradução: Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BARTHES, R. Isso pega. In: INÉDITOS 2 - CRÍTICA. Tradução: Ivone Castilho Benedetti. [S. l.]: Martins Fontes, 2004. p. 225–229.

BARTHES, R. Le grain de la voix. Entretiens (1962-1980). Paris: Seuil - Sciences humaines (H.C.), 2015.

BARTHES, R. Longtemps je me suis couché de bonne heure. In: BARTHES, R. Œuvres complètes, t III (1974-1980). Paris: Seuil, 2002.

BARTHES, R. Novos ensaios críticos ; seguidos de O grau zero da escritura. Tradução: Heloysa de Lima Dantas; Anne Arnichand; Álvaro Lorencini. São Paulo: Cultrix, 1974.

BARTHES, R. Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

BINET, L. Quem matou Roland Barthes. Tradução: Rosa Freire Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

BRATFISCH, J. O escritor como expectativa da vida social. Suplemento Pernambuco, Recife, p. 10–13, 2015.

BÜEL, R. S. Viver junto. In: NOVA, Vera Casa; GLENADEL, Paula (org.). Viver com Barthes. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005. p. 15–20.

CARNEIRO, M. C. S. R. Luto e escritura em A Câmara Clara de Roland Barthes. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

CARNEIRO, M. C. S. R. Roland Barthes e a preparação do romance. Lettres Françaises, Araraquara, v. 0, n. 7, p. 161–172, 2009.

CHASSAIN, A. Roland Barthes: Les pratiques et les valeurs de l’amateur. Fabula-LhT, [s. l.], n. 15, 2015. Disponível em: http://www.fabula.org/lht/15/chassain.html. Acesso em: 13 abr. 2021.

COMMENT, B. Roland Barthes, vers le neutre: Essai. Paris: Christian Bourgois, 1991.

COMPAGNON, A. Le Roman de Roland Barthes. Revue des Sciences Humaines, Paris, n. 267, 2002.

DERRIDA, J. Espectros de Marx. Tradução: Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

DERRIDA, J. Chaque fois unique, la fin du monde. Paris: Editions Galilée, 2003.

GIORDANO, A. "Vida e obra. Roland Barthes e a escrita do Diário". Outra Travessia, [s. l.], v. 1, n. 21, p. 145–156, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2176-8552.2016n21p145 Acesso em: 01 abr. 2021.

HUGLO, M.-P. Présentation: Les imaginaires de la voix. Études Françaises, Montréal, v. 39, n. 1, p. 7–11, 2021. Disponível em: https://doi.org/https://doi.org/10.7202/006737ar. Acesso em: 01 de abril de 2021.

KNIGHT, D. Vaines pensées: la Vita Nova de Roland Barthes. Revue des Sciences Humaines, Paris, n. 268, p. 93–107, 2002.

KRISTEVA, J. La voix de Barthes. Communications, [s. l.], v. 36, n. 1, p. 119–123, 1982. Disponível em: https://doi.org/10.3406/comm.1982.1543

OLIVEIRA, P. P. L. Do literário como procedimento: buscas de escrita em dois livros de Roland Barthes. 2020. - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

OLIVEIRA, P. P. L.; PINO, C. A. Dois diários, um ensaio e um romance: a presença de “Incidentes” e “Noites de Paris” na escrita narrativa desejada por Roland Barthes. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 25, n. 43, p. 164–192, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.12957/matraga.2018.32374. Acesso em: 01 abr. 2021.

PERRONE-MOISÉS, L. Lição de casa. In: BARTHES. Aula. 16. ed. São Paulo: Cultrix, 2008. p. 49–89.

PROUST, M. Delphi Complete Works of Marcel Proust (Illustrated). [S. l.]: Delphi Classics, 2013.

ROLAND BARTHES. Disponível em: https://www.ubu.com/sound/barthes.html. Acesso em: 1 abr. 2021.

SANTIAGO, S. Roland Barthes: artista amador. Rio de Janeiro: CCBB, 1995.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Carneiro, M. C. da S. R., & Nascimento, L. S. (2021). Roland Barthes, adorável: disseminações de uma voz de autor. Revista Criação & Crítica, 30(30), 399-413. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i30p399-413