A poeta invisível: a posição do sujeito em La Bandera de Chile, de Elvira Hernández, a partir da morte do autor barthesiana

Autores

  • Helena Zelic Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p100-117

Palavras-chave:

Elvira Hernández, Roland Barthes, A morte do autor, Censura

Resumo

O artigo propõe uma aproximação entre a ética e os procedimentos de escrita da poeta chilena Elvira Hernández (1951-) e a perspectiva do crítico francês Roland Barthes (1915-1980) sobre a posição do autor, descrita no ensaio “A morte do autor”, publicado na obra O rumor da língua. Para isso, foram analisados três poemas da obra La bandera de Chile (1991) em relação à construção do sujeito na obra. Um diálogo entre Barthes e Hernández é elaborado, ancorado em entrevistas e textos críticos da poeta, nos quais ela defende a prioridade da palavra em detrimento do autor. O artigo também traça um breve panorama da circulação de Barthes no Chile ditatorial, mapeando relações entre poetas, professores e críticos, bem como textos em que mencionam o pensamento barthesiano, e propondo uma leitura sobre suas consequências estético-políticas no contexto autoritário e censório do período.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADRIASOLA, María Teresa. “Tres años y un día”. [Editor não identificado.] 11 jul. 1991. Disponível em: https://www.memoriachilena.cl/602/w3-article-83308.html. Acesso em 15/07/2023.

ARFUCH, Leonor. La vida narrada: memoria, subjetividad y política. Villa María: Eduvim, 2018.

BARTHES, Roland. A morte do autor. In: O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BIBLIOTECA NACIONAL DE CHILE. “Departamento de Estudios Humanísticos de la Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas de la Universidad de Chile”. Memoria Chilena. Disponível em: https://www.memoriachilena.cl/602/w3-article-94691.html. Acesso em 15/06/2023.

CÁNOVAS, Rodrigo. Lihn, Zurita, Ictus, Radrigán: literatura chilena y experiencia autoritaria. Santiago: FLACSO, 1986. Disponível em: http://www.memoriachilena.gob.cl/602/w3-article-8354.html.

CENTRO PARA LAS HUMANIDADES UDP. Elvira Hernández — Rupturas Culturales en Dictadura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gY8Xd6fbwa0. Acesso em 15/06/2023.

DEL SARTO, Ana. ¿Crítica cultural en América Latina o estudios culturales latinoamericanos?. Z Cultural - Revista do Programa Avançado de Cultura Contemporânea, ano 09, nº 03. Rio de Janeiro: PACC-UFRJ, 2014. Disponível em: http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/critica-cultural-en-america-latina-o-estudios-culturales-latinoamericanos-ana-del-sarto/.

HERNÁNDEZ, Elvira. La bandera de Chile. Buenos Aires: Libros de Tierra Firme, 1991. Disponível em: http://www.memoriachilena.gob.cl/archivos2/pdfs/mc0031024.pdf.

HERNÁNDEZ, Elvira. No soy tan moderna. Santiago: Alquimia Ediciones, 2021.

LINH, Enrique; LASTRA, Pedro. Señales de ruta de Juan Luis Martínez. Santiago: Ediciones Archivo, 1987. Disponível em: http://www.memoriachilena.gob.cl/602/w3-article-78649.html.

NÓMEZ, Naín. Poesía chilena contemporánea: un recuento parcial heterogéneo. Revista Nuestra América nº 7. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2009, pp. 103-112. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/61011170.

OLEA, Raquel. “Elvira Hernández, autora de si misma”. Prólogo. In: HERNÁNDEZ, Elvira. Santiago Waria. Santiago: Editorial Cuarto Propio, 1992. Disponível em: http://www.letras.mysite.com/hernandez1108021.htm.

PARRA, Nicanor. Obra gruesa. Santiago: Editorial Universitaria, 1969.

PINO, Claudia Amigo. De um corpo para outro. Roland Barthes e a biografemática. Criação & Crítica, n. 17. São Paulo: USP, 2016, p. 15-29. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/124012.

PINO, Claudia Amigo; LANGE, Francisca. Líneas barthesianas: apuntes para pensar la circulación de Roland Barthes en Chile. Alea: estudos neolatinos, vol. 22/3, set-dez. 2020. Rio de Janeiro: UFRJ, p. 59-77. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/40468/22108.

RICHARD, Nelly. Márgenes e institución: arte en Chile desde 1973. In: RICHARD, Nelly (Org.). Arte en Chile desde 1973: escena de avanzada y sociedad. Santiago: FLACSO, 1987, p. 01-15. Disponível em: http://www.memoriachilena.cl/602/w3-article-8722.html.

SALINAS, Jorge Polanco. La tachadura po/ética de JLM. La piedra de la locura, n°4. Santiago: Ediciones Inubicalistas, 2004. Disponível em: http://www.letras.mysite.com/jlm190806.htm.

SCHOPF, Federico. Prólogo. In: HERNÁNDEZ, Elvira. La bandera de Chile. Buenos Aires: Libros de Tierra Firme, 1991. Disponível em: http://www.memoriachilena.gob.cl/archivos2/pdfs/mc0031024.pdf.

VALDÉS, Adriana. “Poesía chilena: miradas desde fuera”. In: Mapocho - Revista de Humanidades, nº 70. Santiago: 2011, p. 117-130. Disponível em: http://letras.mysite.com/ava220812.html.

ZALDÍVAR, María Inés. ¿Qué es una bandera y para qué sirve?: a propósito de “La bandera de Chile” de Elvira Hernández. Anales de literatura chilena, n. 04. Santiago: Centro de Estudios de Literatura Chilena, Pontificia Universidad Católica de Chile, 2003, pp. 203-208. Disponível em: http://www.memoriachilena.gob.cl/602/w3-article-83304.html.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Zelic, H. (2023). A poeta invisível: a posição do sujeito em La Bandera de Chile, de Elvira Hernández, a partir da morte do autor barthesiana . Revista Criação & Crítica, 35, 100-117. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p100-117