Roland Barthes: a crítica como uma resposta ativa e o "método do jogo"

Autores

  • Alberto Giordano Universidad Nacional de Rosario

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p350-369

Palavras-chave:

Barthes, diário, luto, ensaio, jogo, paradoxo

Resumo

Este artigo é uma reescrita de uma das aulas do curso "Roland Barthes y la escritura del duelo", no âmbito de uma leitura do Journal de deuil (1977-1979) do crítico francês, prestando atenção aos impulsos diarísticos que reconfiguram, no registro, as aflições e as experiências do autor. Nestas, há uma insistência que é reconhecida nas últimas obras de Barthes, aquelas em que ocorre uma notável virada autobiográfica: a necessidade de responder de forma ativa à afirmação da linguagem literária sobrevive - e sobrevém. Essa disposição é, na lógica barthesiana, um desvio da força esmagadora exercida pela crítica como instituição, cujas operações tendem a generalizar e totalizar. O método dessa resposta ativa é o "método do jogo", um paradoxo: resgatar, por meio de experimentação formal, os gestos irreduzíveis e irreverentes do não produtivo, do aleatório, daquilo que coloca em jogo o corpo do ensaísta crítico. Este último diz respeito, em particular, à forma deste artigo. Aqui, a entrada no Journal não se esgota no progresso expositivo da aula, mas sim uma busca ensaística está por trás dela. A leitura adquire, assim, no curso, a modalidade de um excurso, do que está nas bordas, do que está fora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alberto Giordano, Universidad Nacional de Rosario

    Profesor Titular de Análisis y Crítica II en la Facultad de Humanidades y Artes de la Universidad Nacional de Rosario.

Referências

BARTHES, R. “Prefacio”. En BARTHES, R. Ensayos críticos. Trad. Carlos Pujol. Barcelona: Seix Barral, 1983.

BARTHES, R. Roland Barthes por Roland Barthes. Barcelona: Kairós, 1978.

BARTHES, R. El placer del texto y Lección Inaugural. México: Siglo XXI, 1982.

BARTHES, R. “Chateaubriand: Vida de Rancé”. En BARTHES, R. El grado cero de la escritura y nuevos ensayos críticos. México: Siglo XXI, 1983.

BARTHES, R. “Fragmentos de un discurso amoroso”. En: BARTHES, R. El grano de la voz. Entrevistas 1962-1980. México: Siglo XXI, 1983.

BARTHES. Crítica y verdad. Trad. José Bianco. México, Siglo XXI, 1985.

BARTHES, R. “Deliberación”. En: BARTHES, R. Lo obvio y lo obtuso. Imágenes, gestos, voces. Trad. de C. Fernández Medrano. Barcelona: Paidós, 1986.

BARTHES, R. “Mucho tiempo he estado acostándome temprano’”. En BARTHES, R. El susurro del lenguaje. Trad.: C. Fernández Medrano. Barcelona: Paidós, 1987.

BARTHES, R. Incidentes. Edición de François Wahl. Trad. de Jordi Llovet. Barcelona: Anagrama, 1987.

BARTHES, R. “La oscilación”. En BARTHES, R. Variaciones sobre la literatura. Buenos Aires: Paidós, 2003.

BARTHES, R. Lo neutro. Notas de cursos y seminarios en el Collège de France, 1977-1978. Argentina: Siglo XXI, 2004.

BARTHES, R. La preparación de la novela. Notas de cursos y seminarios en el Collège de France, 1978-1979 y 1979-1980. Texto establecido, anotado y presentado por Nathalie Léger. Edición en español al cuidado de Beatriz Sarlo. Trad. Patricia Wilson. Buenos Aires: Siglo XXI, 2005.

BARTHES, R. Diario de duelo. 26 de octubre de 1977 - 15 de septiembre de 1979. Texto establecido y anotado por Nathalie Léger. Trad. de Adolfo Castañón. México: Siglo XXI, 2009.

BARTHES, R. El Imperio de los signos. Barcelona: Seix Barral, 2016.

BLANCHOT, M. “Los grandes reductores”. En BLANCHOT, M. La risa de los dioses. Madrid: Taurus, 1976.

DERRIDA, J. “Descartes: Lengua e institución filosófica” y “Kafka: Ante la ley”. En DERRIDA, J. La filosofía como institución. Trad.: Ana Azurmendi. Barcelona: Granica, 1984.

FIEL, D. “Vita Nova, una novela de sí mismo”. En BARTHES, R. Vita Nova. Santiago: Marginalia, 2018.

GIORDANO, A. “El giro autobiográfico del último Barthes”. Boletín/22 CETYCLI, 2023, pp. 14-36.

LACOUE-LABARTHE, P. y NANCY, J. El absoluto literario. Teoría de la literatura del romanticismo alemán. Trad. Cecilia González y Laura Carugati. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2012.

PROUST, M. “Prólogo”. En PROUST, M. Contra Sainte-Beuve. Buenos Aires: Losada, 2011.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Giordano, A. (2023). Roland Barthes: a crítica como uma resposta ativa e o "método do jogo". Revista Criação & Crítica, 35, 350-369. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p350-369