A sombra das vossas asas: o corpo como rascunho e projeto de si
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i15p175-187Mots-clés :
corpo, consumo, hipermodernidade, moda, Fernanda YoungRésumé
Arquiteturas corporais, consumo, alta e baixa cultura e processos de hibridização na hipermodernidade são os temas centrais do recorte teórico do presente artigo, a partir da crítica empreendida por autores como Baudrillard (2004, 2003, 1991), Lipovetsky (2004), Canclini (2003, 1999). Como obra-síntese dessas questões, escolhemos o romance “A sombra das vossas asas” (1997), de Fernanda Young, no qual o corpo da escritora ganha voz no plano narrativo; o enredo se constitui a partir de uma reconstrução corporal da protagonista, com vistas à aparência da modelo Lee Miller. Participam igualmente dessa leitura aspectos midiáticos, presentes também na figura da romancista, além da sedução, proporcionada por uma espécie de projeto pessoal de si mesmo, guiado pela moda e pelo consumo.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. 10 ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1990.
______. A câmara clara. Nota sobre a fotografia. Trad. de Júlio Castaňon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Trad. de Zulmira Ribeiro Tavares. São Paulo: Perspectiva, 2004.
______. A sociedade de consumo. Trad. de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2003.
______. Da sedução. 5. ed. Trad. de Tânia Pellegrini. Campinas, SP: Papirus, 1991.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. Trad. de Heloísa Pezza Cintrão; Ana Regina Lessa. São Paulo: Ed. da USP, 2003.
______. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1999.
DOS SANTOS, Jair Ferreira. Breve, o pós-humano. Ensaios contemporâneos. 2. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 2003.
FRANK, Arthur. “For a sociology of the body: an analytical review”. In: FEATHERSTONE, Mike et al. (Ed.). The body. Social process and cultural theory. London: Thousand Oaks; New Dehli: Sage Publications, 1996.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. Trad. Tereza Lourenço. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
LE BRETON, David. Adeus ao corpo: Antropologia e Sociedade. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus, 2003.
LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. Trad. Mário Vilela. São Paulo: Barcarolla, 2004.
YOUNG, Fernanda. A sombra das vossas asas. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.
Artigos, entrevistas e crônicas:
YOUNG, Fernanda. “O biográfico e o ficcional”. Entrevista concedida a E.S. Wels em 10 mar. 2004, São Paulo.
______. “De cama”. Vogue RG, São Paulo, p. 16, abril 2005.
______. “Me queimei completamente e foi a melhor coisa que fiz na vida”. Vogue RG, São Paulo, p. 72, jun. 2005.
ZAIDAN, Patrícia. Fernanda Young. “A guerreira pós-moderna”. Revista Cláudia, São Paulo, p. 31-33, jul.2002.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).