Pelos olhos de Maisie, pelos olhos de quem?

Authors

  • Franco Baptista Sandanello Universidade Estadual Paulista J. M. Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i11p1-11

Keywords:

Narrativa, Focalização, Henry James, Percy Lubbock

Abstract

A teoria da narrativa, ou, mais especificamente, a teoria do ponto de vista narrativo, foi largamente trabalhada e difundida a partir dos prefácios de Henry James a seus romances, bem como a partir do livro A técnica da ficção, de Percy Lubbock, em que os termos e conceitos jamesianos são sistematizados e tratados como dogma ou padrão literário. A partir de uma opção curiosa do tradutor de uma recente edição de What Maisie knew, busca-se analisar brevemente o romance de James como ponte para uma discussão posterior do pensamento teórico de James e Lubbock, a fim de esclarecer a (im)precisão da preponderância do elemento visual sobre o verbal em sua exigência comum por uma maior dramaticidade da narrativa. Finalmente, faz-se um paralelo entre o conceito de “ponto de vista” desses dois autores e o de “focalização” proposto em Figures III e Nouveau discours du récit, de Gérard Genette, e revisto mais tarde em Narratology: introduction to the theory of narrative, de Mieke Bal.

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Author Biography

  • Franco Baptista Sandanello, Universidade Estadual Paulista J. M. Filho

    Graduado em Letras - Português / Inglês pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (2009)

    Doutorando em Estudos Literários pela UNESP / FCL - Universidade Estadual Paulista (2010 - término previsto 2014)

    Bolsista FAPESP - Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

References

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MUIR, E. A estrutura do romance. Trad. Maria da Glória Bordini. Porto Alegre: Globo, s/d.

Published

2013-11-21

Issue

Section

Articles

How to Cite

Sandanello, F. B. (2013). Pelos olhos de Maisie, pelos olhos de quem?. Revista Criação & Crítica, 11, 1-11. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i11p1-11