Clarice Lispector e Stéphane Mallarmé: a orquestração do rumor
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v5i9p187-199Palabras clave:
Clarice Lispector, Stéphane Mallarmé, espaço sem lugar, rumor.Resumen
O presente artigo pretende calcular os contrastes da leitura da segunda versão, datada de 1887, do “Sonnet allégorique de lui-même”, de Stéphane Mallarmé, e do conto “O ovo e a galinha”, de Clarice Lispector. Interessa-nos explorar, no referido corpus, possíveis entre-tons nas leituras já consensuais do legado poético mallarmaico, desenhando na intersecção que os textos em questão conformam uma outra possibilidade de enfrentamento do literário: a de espaço sem lugar, nômade, ou seja, sem contas a pagar aos discursos positivos que configuram objetos estáveis no campo de nossa visão cotidiana. Em suma: flagrar os modos de existência, no espaço artístico da literatura, que a ficcionista brasileira e o poeta francês instauram entre a premência sensata da fala sólida e a potência escura do silêncio. Numa palavra: como ambos habitam esse lusco-fusco; como ambos orquestram o rumor de que suas obras são feitas.
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