As guloseimas canibais de Bataille
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i18p96-107Mots-clés :
Bataille, Transgressão, Prazer, Corpo, Alimento.Résumé
O livro de Georges Bataille, História do olho, transgride, por meio de seu conteúdo, a calmaria, o tédio e o automatismo do cotidiano, com sua falta de ousadia e prazer. Além disso, a própria estrutura do romance é extremamente poética, o que o coloca no limite entre os dois gêneros, como escreveu Roland Barthes, transgredindo, por sua vez, a forma com que os romances são habitualmente escritos. Outras transgressões se solidificam por conta do comportamento do narrador e da adolescente Simone, que rompem com as barreiras impostas por autoridades ou pudores sociais. A relação entre ovo e olho é significativa no decorrer do livro e os dois passam a se misturar, numa afinidade simbiótica. A similaridade sonora que possuem se transforma em uma similaridade semântica. Com isso, os usos e as funções entre os dois objetos também se alternam: uma parte do corpo humano pode ocupar o lugar de um alimento e vice-versa. Os limites entre ver e comer também são forçados. O presente artigo analisará as relações estabelecidas entre o alimento, representado no livro pelo ovo, os prazeres do corpo e a linguagem poética e transgressora do livro.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2013.
BARTHES, Roland. “A metáfora do olho”. In: BATAILLE, Georges. História do olho. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
BATAILLE, Georges. História do olho. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
CAMPOS, Augusto de. Viva vaia: poesia 1949-1979. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1995.
LEIRIS, Michel. “Nos tempos de Lord Auch”. In: BATAILLE, Georges. História do olho. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
MORAES, Eliane Robert. “Um olho sem rosto”. In: BATAILLE, Georges. História do olho. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
PERLOFF, Marjorie. O gênio não original: poesia por outros meios no novo século. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
REVISTAS USP, ENTREVISTA DE AUGUSTO DE CAMPOS À REVISTA MAGMA. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/magma/article/viewFile/48466/52326. Acesso em: 20 fev 2017.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).