Jorge Luis Borges em dois juízos finais
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i18p216-233Mots-clés :
Jorge Luis Borges, “Sentirse en muerte”, assombro, tempo, eternidade, criollismo.Résumé
Em 1988, Beatriz Sarlo propõe uma passagem entre duas poéticas em Jorge Luis Borges: de Evaristo Carriego (1930) em direção a Historia universal de la infamia (1935). Os dois textos são “insidiosos”, defende a pesquisadora, porque falsificam as biografias de seus personagens. Porém, a coletânea de 1935 opera em âmbito universal. Este movimento, afirma Sarlo, é portador de um acumulo de prerrogativas, associado à dupla inscrição de Borges: o cidadão do mundo e, simultaneamente, o de um país pensado a partir de Buenos Aires. Neste ensaio, sugerimos uma passagem anterior, evidenciada em “Sentirse en muerte” (1928): do criollismo – o poeta dos arrabaldes, dotado da capacidade de transporte sensível e instalado nos limites de sua cidade imaginada, que busca a representação poética digna de seu conceito de argentinidade – em direção à prosa que alcança o caráter argumentativo-reflexivo dos ensaios sobre o tempo e a eternidade característicos de Borges, início de sua legitimação como “percibidor abstracto del mundo”. Este movimento é também portador de um acúmulo de prerrogativas, dupla inscrição de Borges: como poeta, literato e ensaísta programático do criollismo; como meditador dedicado aos assombros contidos em nossos conceitos de vida, tempo e universo, operador de textos da Filosofia e da Teologia.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ALMEIDA, Iván. De Borges a Schopenhauer. Variaciones Borges, Pittsburgh: University of Pittsburgh, n. 17, p. 103-141, Jan. 2004.
BORGES, Jorge Luis. Obras completas: 1923-1972. Buenos Aires: Emecé, 1974.
BORGES, Jorge Luis. El idioma de los argentinos. Buenos Aires: Seix Barral, 1994.
BORGES, Jorge Luis. Inquisiciones. Madrid: Alianza, 1998.
BORGES, Jorge Luis. Textos recobrados: 1919-1929. Barcelona: Emecé, 2002.
BORGES, Jorge Luis. El tamaño de mi esperanza. Madrid: Alianza, 2005.
BORGES, Jorge Luis. Obras completas: 1975-1988. Buenos Aires: Emecé, 2007.
BORGES, Jorge Luis. Fervor de Buenos Aires. In: VÁZQUEZ, Antonio Cajero. Estudio y edición crítica de Fervor de Buenos Aires. Ciudad de México, 2006. 423 f. Tese (Doutorado em Literatura Hispânica) – Centro de Estudios Lingüísticos y Literários, El Colegio de México.
BORGES, Jorge Luis; CARRIZO, Antonio. Borges, el memorioso. Ciudad de México: Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1982.
CAMURATI, Mireya. Borges ¿un argentino extraviado en la metafisica? Variaciones Borges, Pittsburgh: University of Pittsburgh, n. 31, p. 221-232, Jan. 2011.
CAVALCANTI, Carla. Em busca do êxtase. In: ______ (Org.). Poesia expressionista alemã: uma antologia. Trad. Carla Cavalcanti. São Paulo: Estação liberdade, 2000. Edição bilíngue. p. 17-33.
LAGES, Susana Kampff. Poesia lírica expressionista. In: GUINSBURG, Jacó (Org.). O expressionismo. São Paulo: Perspectiva, 2002. p. 157-188.
LEFERE, Robin. “Fervor de Buenos Aires” en contexto. Variaciones Borges, Pittsburgh: University of Pittsburgh, n. 19, p. 209-226, Jan. 2005.
MACADAM, Alfred. Origins and Narratives. MLN, Baltimore, Maryland: Johns Hopkins University Press, v. 95, n. 2, p. 424-435, 1980.
RISULEO, Fernando. Desarrollos en infraestructura de gas natural y crecimiento económico. Buenos Aires: Cámara Argentina de la Construcción, 2007. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2016.
ROGER, Alain. Vocabulário de Schopenhauer. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
SARLO, Beatriz. Uma modernidade periférica: Buenos Aires 1920 e 1930. Trad. Júlio Pimentel Pinto. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
SEGOVIA, Lisandro. Diccionario de argentinismos, neologismos y barbarismos. Buenos Aires: Imprenta de Coni Hermanos, 1911.
ZANGARA, Irma. Primeira década del Borges escritor. In: BORGES, Jorge Luis. Textos recobrados: 1919-1929. Barcelona: Emecé, 2002. p. 399-427.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).