O azedo e o doce: a simbologia do alimento na construção da personagem feminina idosa nos contos “Feliz aniversário”, de Clarice Lispector; e “Doce de Teresa”, de Flávia Savary
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i18p198-215Mots-clés :
mulheres, conto literário, alimento, Clarice Lispector, Flávia SavaryRésumé
Por meio do uso de metáforas voltadas tanto para o paladar, quanto para o alimento, culminando numa dicotomia azedo/doce, os contos “Feliz aniversário”, de Clarice Lispector; e “Doce de Teresa”, de Flávia Savary apresentam personagens femininas idosas oprimidas e manipuladas por um grupo dominante. Por essa razão, este artigo analisa como essas mulheres se comportam diante de tal dominação. Além disso, as estuda em relação à “zona selvagem”. Esta, de acordo com os antropólogos de Oxford, Shirley e Edwin Ardener, é um espaço onde as mulheres expressam o que lhes é reprimido por um grupo dominante.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BEAUVOIR, S. A velhice. Tradução de Maria Helena Franco Martins, 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BOSI, E. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
CASTELO BRANCO, L. O que é escrita feminina. São Paulo: Brasiliense, 1991.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Tradução de Vera da Costa e Silva et al. 8. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.
GOTLIB, N. B. Clarice uma vida que se conta. São Paulo: Ática, 1995.
GRÜNSPUN, H.; GRÜNSPUN, F. A mulher no mundo atual. In: ______. Assuntos de família. São Paulo: Kairós, 1984, p. 47-58.
GUERRA, L. Con las manos en la masa: la inscripción de la cocina y el hacer doméstico como espacios culturales y políticos. In: La mujer fragmentada: historias de un signo. Santiago: Cuarto Propio, 1995, p. 171-174.
GUIDIN, M. L. D. R. A estrela e o Abismo: um estudo sobre feminino e morte em Clarice Lispector. 1989. 293f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
LISPECTOR, C. Feliz aniversário. In: ______. Laços de família. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976, p. 59 - 75.
LOPES, E. Discurso literário e dialogismo em Bakhtin. In: BARROS, D. L. P. de e FIORIN, J. L. (Orgs.) Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade: em torno de Bakhtin Mikhail. São Paulo: Edusp, 1994, p. 76-77.
PASSOS, C. R. P. Confluências, crítica literária e psicanálise. São Paulo: Nova Alexandria: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.
SAVARY, F. Doce de Teresa. In: ______. 25 sinos de acordar Natal. São Paulo: Salesiana, 2001, p.191 - 196.
SHOWALTER, E. Speaking of Gender. New York: Routledge, 1989.
SHOWALTER, E. A crítica feminista no território selvagem. In: HOLLANDA, H. B. de (Org.) Tendências e impasses: O feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1981, p. 23-57.
VIANNA, L. H. Clarice e o lugar do autor. In: FUNCK, S. B. (Org.) Trocando idéias sobre a mulher e a literatura. Florianópolis: Pós-Graduação em Inglês, Universidade Federal de Santa Catarina, 1994, p. 299-306.
VIEIRA, N. H. Visões judaicas sobre idosos nos Brasil: continuidade e descontinuidade do ser étnico. In: BARBOSA, M. J. S. (ORG.) Passo e Compasso: nos ritmos do envelhecer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 256-258.
XAVIER, E. Narrativa de autoria feminina na literatura brasileira: as marcas da trajetória. Mulheres e Literatura, v. 3, 1999. Disponível em: Acesso em: 23 ago.2004.
ZOLIN, L. O. Crítica feminista. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (Orgs.) Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 2. ed., rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2005, p. 181-203.
ZOLIN, L. O. Literatura de autoria feminina. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (Orgs.) Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 2. ed., rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2005, p. 275-283.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).