Pier Della Vigna x Catão de Útica
dois suicidas da Divina Comédia dantesca
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v23i23p15-27Mots-clés :
suicídio, Divina Comédia, Dante Alighieri, Pier Della Vigna, Catão de ÚticaRésumé
Por meio da análise de dois casos da Divina Comédia de Dante Alighieri ( 1998): o de Pier Della Vigna (canto XIII do Inferno) e o de Catão de Útica (de- signado a ser guardião do Purgatório, canto I), o presente estudo visa verificar de que maneira e a partir de quais preceitos filosófico - teológicos, esses do is per- sonagens suicidas são representados por uma das obras - primas da literatura universal. No primeiro caso, segundo o dantólogo Vittorio Sermonti (2018), o poeta é coerente com os ensinamentos de São Tomás de Aquino, expoente má- ximo do período da filosof ia Escolástica, em que os que se auto - aniquilam traem a Deus, pois Este, no momento da criação, concederia ao homem a graça de lhe confiar, em primeiríssima instância, a própria vida. Daí por que os suicidas se- jam condenados à cisão corpo - alma, no círculo dos violentos da tortuosa selva infernal. No segundo, Erich Auerbach (1989), observa que Catão – embora sui- cida e pagão – tenha sido absolvido por Dante, sendo designado ao Purgatório, porque reuniria todas as características capazes de fazer dele uma extr aordiná- ria “figura” de Cristo, já que sua morte voluntária seria heroica, ao escolher o martírio para resgatar Roma da escravidão de César.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
ALIGHIERI, D. A. divina comédia. 3 volumes. Trad: Italo Eugenio Mauro. São Paulo: Ed. 34, 2010.
ALIGHIERI, D. A. La commedia. Purgatorio, a cura di GARAVELLI, Bianca e supervisione di CORTI, Maria. Milano: Bompiani, 2002.
AQUINO, T. Suma Teológica. V.6. Trad: Carlos Josaphat Pinto de Oliveira. São Paulo, Loyola, 2005.
AUERBACH, E. Studi su Dante, trad. it. Milano, Feltrinelli, 1989.
CAPPELLARI, M.S.V. As representações visuais do mal na comunicação: imaginário moderno e pós-moderno em imagens da Divina Comédia e do filme Constantine. 353f. (tese de doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007, p.18.
CÍCERO, M.T. Dos deveres. Trad: Gustavo Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOSCA, N. http://dante.datrmouth.edu/search.php, Purgatório 1.70-75 (2003-2006)
GIACALONE, G. http://dante.datrmouth.edu/search.php, Purgatório 1.71-74, 1968.
GÜNTERT, G. Mito e poesia. In: Atti del secondo seminario dantesco internazionale, Firenze: Franco Cesati Editore, 1997.
LUCANO, M.A. Farsália. Cantos de I a V. Trad: Brunno V.G.Vieira. Campinas: Ed. UNICAMP, 2011.
KELEMEN, J. Moralità linguistica: il contrappasso lingusitico. In: Dante filosofo. Spedizioni estetiche e linguistiche. Budapeste: Atlantisz, 2002.
MOORE, E. Studies in Dante, Oxford: Clarendon, II, 1899, p.221n.
PASQUINI, E. & QUAGLIO, A. http://dante.datrmouth.edu/ , Purgatório, 1.72, 1991-1997.
SANTO AGOSTINHO. A cidade de Deus.V. 1 (Livro I a VIII). Trad: J.Dias Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulberkian, 2006.
SAVATER, F. Etica per un figlio, Bari: Laterza, 1992.
SERMONTI, V. Il suicidio secondo Dante. (Disponível em: <https://www.avvenire.it> Acesso: 08 set 2018).
SPITZER, L. Il canto XIII dell’Inferno. In: Letture dantesche: Inferno (Vol.I), a cura di G.Getto, Firenze: Sansoni, 1965.
VAUCHEZ, André. A espiritualidade na Idade Média Ocidental; séc. VIII a XIII. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995, p.177.
VIRGILIO, P.V.M. Eneida. Tradução: Carlos Alberto Nunes. Organização de João Angelo Oliva Neto. Edição bilíngue. São Paulo: Editora 34, 2014.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).