A fenda do gozo: uma leitura de O Caderno Rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, através da obra Le Plaisir du texte (1973), de Roland Barthes
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i30p120-138Mots-clés :
Hilda Hilst, Roland Barthes, Gozo, Texto de gozo, Pornografia, ErotismoRésumé
O artigo em questão se propõe a analisar O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, sob a luz das noções barthesianas presentes na obra O prazer do texto (1973). Mais especificamente, trabalharemos a noção de jouissance (gozo), a fim de verificar a hipótese de que a obra hilstiana se caracterizaria no que Barthes chamou de texte de jouissance (texto de gozo). A porosidade entre os seminários de Lacan e Barthes nos anos 1970 convoca-nos a nos debruçarmos sobre o conceito de gozo para Lacan e também sobre os seus primeiros contornos na obra freudiana. Finalmente, refletiremos sobre como o gozo se configura no texto de Hilst, de modo a questionar de que forma a linguagem erótica/pornográfica de que se utiliza corrobora para a potência da transgressão que visa inaugurar com a obra em questão. A proposta será arregimentada com os pressupostos teóricos de Sigmund Freud, Jacques Lacan, Georges Bataille, Eliane Robert Moraes, Alcir Pécora, Lúcia Castello Branco, entre outros. A pesquisa pretende-se, portanto, como uma contribuição aos estudos hilstianos e barthesianos no Brasil e na América Latina, revisitando suas obras e suscitando novas (e plurais) leituras acerca desses autores.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ABREU, C. F. “A festa erótica de HH”. In: Pornô chic/Hilda Hilst. São Paulo: Globo, 2014.
BATAILLE, G. O erotismo. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BATAILLE, G. La part maudite. Paris: Éditions de Minuit, 1949.
BARTHES, R. Sade, Fourier e Loyola. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BARTHES, R. “Le plaisir du texte”. In: Oeuvres Complètes IV. Paris: Éditions du Seuil, 2002a.
BARTHES, R. Roland Barthes par Roland Barthes. In: Oeuvres Complètes IV. Paris: Éditions du Seuil, 2002b.
BARTHES, R. S/Z. In: Oeuvres Complètes III. Paris: Éditions du Seuil, 2002c.
BARTHES, R. O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Editora Brasiliense, 1998.
BARTHES, R. Lição. Trad. Ana Mafalda Leite. Lisboa: Edições 70, 1997.
BRANCO, L. C. “Por uma retórica do gozo”. In: Literaterras: as bordas do corpo literário. São Paulo: AnnaBlume,1995.
FERRAZ, P. P. “O avesso das frases: metalinguagem, palinódia e epanortose na obra de Roland Barthes”. In: BARBOSA, M. V.; BRITO, S. B.; BRANDINI, L. T., PINO, C. A. (Org.) Novamente, Roland Barthes. Natal: Editora IFRN, 2018. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1660. Acesso em: 9 set. 2021.
FREUD, S. “Além do princípio do prazer”. In: Obras Completas. Rio de Janeiro: IMAGO, 1996.
HANSEN, J. A.; PÉCORA, A. “Tu, minha anta, HH”. In: Pornô chic/Hilda Hilst. São Paulo: Globo, 2014.
HILST, H. “O caderno rosa de Lori Lamby” (1990). In: Da prosa/Hilda Hilst. São Paulo: Companhia das Letras, 2018a.
HILST, H. “Contos de escárnio – Textos grotescos (1990)”. In: Da prosa - Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras, 2018b.
HILST, H. “Amavisse (1989)”. In: Da Poesia - Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
JAUSS, H. R. “A estética da recepção: colocações gerais”. In: LIMA, L. C. A Literatura e o leitor: textos de estéticas da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LACAN, J. O Seminário, livro 17: O avesso da Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992.
MORAES, E. R. “Da medida estilhaçada”. In: CADERNOS de Literatura Brasileira: Hilda Hilst. São Paulo, n. 8, p. 114-126, 1999.
MORAES, E. R. “Prosa Degenerada”. In: Pornô chic/Hilda Hilst. São Paulo: Globo, 2014.
PÉCORA, A. “Cinco pistas para a prosa de ficção de Hilda Hilst”. In: Da prosa/Hilda Hilst. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
PINO, C. A. “The Rhetorical Mission: Barthes’s Seminars from 1964 to 1969”. In: Barthes Studies, 5, p. 53-71, 2019. Disponível em: http://sites.cardiff.ac.uk/barthes/article/the-rhetorical-mission-barthess-seminars-from-1964-to-1969/. Acesso em: 9 set. 2021.
RABELAIS, G. W. A devastação na relação mãe e filha como efeito do gozo feminino. 2012, 90p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
SERTÃ, A. L.; ALMEIDA, S. “Ensaio sobre a dádiva”. In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia, 2016. Disponível em: http://ea.fflch.usp.br/obra/ensaio-sobre-dádiva. Acesso em: 9 set. 2021.
WERNECK, H. “Hilda se despede da seriedade”. In: Pornô chic/Hilda Hilst. São Paulo: Globo, 2014.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Flávia Herédia Miotto 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).