Rap songwriting aspects in Criolo and Emicida's music

Authors

  • Alexandre Carvalho Pitta Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143063

Keywords:

MPB, Criolo, Emicida, rap, bricolage, popular song

Abstract

This paper aims to study the articulations between conceptions of the urban popular music and the musical work of rappers Criolo and Emicida. Tracing comparative axes between the bricolage and the sampling, a method that underlies rap songs, we try to understand how this dynamic interferes with the interpretations of brazilian popular music. The songs of the mentioned artists that were selected for this paper are present in the albums “Ainda há tempo” and “O glorioso retorno de quem nunca esteve aqui”.

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Author Biography

  • Alexandre Carvalho Pitta, Universidade Federal da Bahia - UFBA
    Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2011) e mestrado pelo Programa de Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (2014). É aluno de doutorado do Programa de Pós Graduação em Literatura e Cultura (UFBA), desenvolvendo tese sobre a modernidade tardia brasileira a partir da produção cancional de Criolo e Emicida e tendo como eixos de discussão subalternidade e violência. No Mestrado, estudou a representação nacional a partir da peça de teatro Lábaro Estrelado, conduzindo a investigação a partir dos diálogos entre literatura e música. Foi pesquisador PIBIC na graduação, vinculado ao grupo de pesquisa O Escritor e Seus Múltiplos: Migrações. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Estudos Culturais e Leitura e Produção Textual, além de promover oficinas de escrita criativa e de redação científica.

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Discografia

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Published

2018-06-30

How to Cite

Pitta, A. C. (2018). Rap songwriting aspects in Criolo and Emicida’s music. Revista Crioula, 21, 641-673. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143063