DROPS OF "OBLIQUE RAIN" BY FERNANDO PESSOA AT "LYRICAL ABSTRACT" BY FIAMA HASSE PAIS BRANDÃO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v8i15p127-139Keywords:
Fernando Pessoa, Fiama Hasse Pais Brandão, "Chuva oblíqua", "Sumário lírico", Modern Portuguese poetryAbstract
Fernando Pessoa wrote "Oblique Rain" as a poem-manifest naming it afterwards as: "interseccionismo". Assuming that this poem is a poetic art, we will then approach the reading of the poem "Lyrical Abstract" of Fiama Hasse Pais Brandão, written in 1998. In "Oblique Rain", the intersections are possible scenarios which live imaginatively, intersecting or overlapping among themselves and at the same time contrasting the inner/out in the poetic subject. The scenes are interspersed respecting time, ie, memory and dreams helping the composition and re-composition within the landscape. It is a poetic subject contributing and paying tribute to the visual arts, especially to Cubism. On the other hand in the "Lyrical Abstract", the poetic subject is placed behind a window pane, there are layers of reality interposing: at the same time relating to other times, other poets and other verses, marking the intertextuality of contemporary poetry. What makes possible the visibility of other scenes is the transparency of the glass material, as well as the person's poem, where the real is described from its materiality. The maritime scene marks the place where the subject of the poem is, and also the one who writes it, another coincident issue along the presence of meta-language, found in both poetic subjects.Downloads
References
BRANDÃO, Fiama Hasse Pais. Obra Breve. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.
PESSOA, Fernando. Poesia do Eu. (edição Richard Zenith). Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.
SILVEIRA, Jorge Fernandes da. Lápide e Versão. Ensaios sobre Fiama Hasse Pais Brandão. Rio de Janeiro: Bruxedo, 2006.
STEINBERG, Vivian. Literatura estrangeira em língua portuguesa. Curitiba: Intersaberes, 2015.
______________. A `fala prefeita` de Fiama Hasse Pais Brandão - um diálogo íntimo com a realidade. 2011. 190f. Tese (Doutorado em Literatura Portuguesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Vivian Steinberg
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.