Repeat, return, recalculate: the mythological poetics of Sophia de Mello
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v15i30p303-318Keywords:
Sophia de Mello Breyner Andresen, Portuguese poetry, Myth and poetry, Psychoanalysis and repetitionAbstract
This paper proposes a thought about the mythological poetics of Sophia de Mello Breyner Andresen from the psychoanalytic concept of repetition. The Greek myths stand out as pillars in the poet'’ production, crossing all of her work, unfolding more than initial inspirations. In the same way, repetition is a fundamental theme for the psychoanalytic knowledge of clinic of culture, as well as its developments. Therefore, it is intend, to relate them and investigate how the mythology returns through the poet's lyric, interpreting her possible dialogues with the contemporaneity.
Downloads
References
ALMEIDA, Leonardo Pinto de; ATALLAH, Raul Marcel Filgueiras. O conceito de repetição e sua importância para a teoria psicanalítica. Ágora, v. 11, n. 2, p. 203-218, dez. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-14982008000200003. Acesso em: 29 dez. 2023.
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Coral e outros poemas. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
CLÉRIGO, Pedro. O Nome das Coisas - Sophia de Mello Breyner Andresen. RTP, 2007. Disponível em: https://arquivos.rtp. pt/conteudos/o-nome-das-coisas-sophia-de-mello-breyner-andresen/. Acesso em: 26 dez. 2022.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1998.
FERNANDES, Maria Lúcia Outeiro. O mito e a condição humana na obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen. Revista Texto Poético, v. 10, n. 16, p. 93-122, 1º sem. 2014. Disponível em: https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/209. Acesso em: 26 dez. 2022.
FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. Tradução Paulo César Souza. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996.
HACQUARD, Georges. Dicionário da Mitologia grega e romana. Tradução Maria Helena Trindade Lopes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
LESSA, Maria Silva Prado. Atenta como uma antena: a invocação à Musa e a poética da escuta de Sophia. Revista Desassossego, v. 11, n. 21, p. 10-22. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v11i21p10-22. Acesso em: 29 dez. 2023.
MEDINA, Marcela Leite. Margens de um eu - memória e busca de identidade em poemas de Sophia de Mello Breyner. Revista Garrafa, v. 5, n. 13, jan./mar. 2007. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/garrafa/article/view/7581/6109. Acesso em: 2 jan. 2023.
SILVA, Lívia Campos e; CARVALHO, Isalena Santos; CHATELARD, Daniela Scheinkman. Considerações sobre a noção de nome próprio em Lacan. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 39, n. 36, p. 161-174, jan/jun 2018. Disponível em: https://www.cprj.com.br/ojs_cprj/index.php/cprj/issue/ view/3. Acesso em: 29 dez. 2023.
WINOGRAD, Monah; MENDES, Larissa da Costa. Mitos e origens na psicanálise freudiana. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 34, n. 27, p. 225-243, jul./dez. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ cadpsi/v34n27/a13.pdf. Acesso em: 5 jan. 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Marcelo Juca
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.