Conexões extramatemáticas na formação inicial de docentes

Autores/as

  • Yuly Vanegas Universidade de Barcelona
  • Joaquin Giménez Universidade de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0012

Palabras clave:

Conexões, Formação de professores, Educação Matemática

Resumen

O objetivo deste artigo é mostrar as conexões que futuros professores do Ensino Fundamental utilizam no planejamento de sequências didáticas para o ensino de Matemática. Uma observação etnográfica participante é feita para caracterizar o tipo de conexões extradisciplinares consideradas. A análise feita nos permite afirmar que os futuros professores valorizam o uso de contextos reais, como motivadores e geradores deconhecimento matemático, embora os desenvolvimentos nem sempre sejam justificados epistemicamente. Verificamos uma dificuldade em considerar as conexões metafóricas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Yuly Vanegas, Universidade de Barcelona

    é professora associada do Departamento de Educação Linguística e Literária, e Didática de Ciências Experimentais e da Matemática da Universidade de Barcelona, Espanha.

  • Joaquin Giménez, Universidade de Barcelona

    é professor catedrático do Departamento de Educação Linguística e Literária, e Didática de Ciências Experimentais e da Matemática da Universidade de Barcelona, Espanha.

Publicado

2018-12-13

Número

Sección

Ensino de ciências

Cómo citar

Vanegas, Y., & Giménez, J. (2018). Conexões extramatemáticas na formação inicial de docentes. Estudos Avançados, 32(94), 153-169. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0012