A eficiência dos gastos públicos em educação: evidências georreferenciadas nos municípios goianos

Autores/as

  • Carlos Rosano-Peña Universidade de Brasília; Departamento de Administração
  • Pedro Henrique Melo Albuquerque Universidade de Brasília; Departamento de Administração
  • Carvalho Jose Marcio Universidade de Brasília; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-80502012000300004

Palabras clave:

Eficiência escolar, Impacto do Entorno Escola, Análise Envoltória de Dados, Fronteira Invertida

Resumen

Este artigo busca avaliar a eficiência dos gastos públicos em educação nos municípios goianos. A eficiência das redes municipais no período 2005-2009 foi avaliada através da comparação dos resultados obtidos no modelo de Análise Envoltória de Dados clássico com os calculados pelo método da fronteira invertida. Os resultados revelam o nível de ineficiência (67,44%) e suas causas: a) ineficiência de escala (11,63%), b) impacto do entorno (4,01%), c) ineficiência de gestão (16,92%). Este trabalho ainda estima e georreferência o custo da ineficiência e os municípios que conseguiram alcançar o desempenho mais equilibrado.

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Publicado

2012-09-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Rosano-Peña, C., Albuquerque, P. H. M., & Marcio, C. J. (2012). A eficiência dos gastos públicos em educação: evidências georreferenciadas nos municípios goianos . Economia Aplicada, 16(3), 421-443. https://doi.org/10.1590/S1413-80502012000300004