Psicanálise e língua japonesa: interfaces entre sujeito, linguagem e desejo

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DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.vi47.217925

Palavras-chave:

Língua Japonesa, Psicanálise, Identidade, Representações, Alteridade

Resumo

O presente estudo analisa as relações entre língua-cultura japonesa e representações de si e do outro em um contexto de formação de professores de japonês como língua estrangeira. Conduzimos, por meio de entrevistas e questionários escritos, uma investigação com participantes que frequentaram um curso de licenciatura em língua japonesa de uma universidade pública no Distrito Federal. Objetivamos entender de que maneira representações de línguas-culturas poderiam refletir nas noções de identidade dos participantes, bem como em suas representações do que é ser um professor de japonês. Para tanto, mobilizamos aspectos teóricos da linguística, psicanálise e estudos culturais. Neste artigo, analisamos o caso singular de um dos participantes da pesquisa. 

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Publicado

2022-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Psicanálise e língua japonesa: interfaces entre sujeito, linguagem e desejo. (2022). Estudos Japoneses, 47, 103-117. https://doi.org/10.11606/ej.vi47.217925