Ética e educação: uma revisão da literatura educacional de 1990 a 2003

Autores/as

  • Yves de La Taille Universidade de São Paulo
  • Lucimara Silva de Souza Universidade de São Paulo
  • Letícia Vizioli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100006

Palabras clave:

Ética, Moral, Educação

Resumen

Trata-se uma análise quantitativa e qualitativa de dissertações, teses e artigos publicados de 1990 a 2003, que versam sobre a relação entre ética e educação e temas relacionados (disciplina, autoridade, limites, violência na escola). Os critérios empregados para a análise foram: 1) a quantidade da produção; 2) definições de ética e moral empregadas; 3) referenciais teóricos adotados e presença de pesquisa empírica; 4) adoção, ou não, de postura crítica em relação à sociedade e à escola; 5) presença de propostas pedagógicas de formação ética dos alunos; e 6) referências, ou não, ao documento Ética dos Parâmetros Curriculares Nacionais. As principais conclusão foram: 1) o tema ética e educação tem sido, nos últimos anos, objeto de um número maior de publicações, embora esse número ainda permaneça pequeno; 2) ética é, quase sempre, referida a prescrições derivadas do reconhecimento de direitos e deveres, portanto quase não se encontram referências ao tema clássico da "vida boa"; 3) Filosofia, sociologia e psicologia moral são os referenciais teóricos que mais inspiram as reflexões; 4) há pouca pesquisa empírica, a maioria dos textos são especulativos e críticos; 5) praticamente não se encontram propostas pedagógicas escolares de formação ética dos alunos, nem referência aos Parâmetros Curriculares Nacionais.

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Publicado

2004-04-01

Número

Sección

Artigos de Revisão

Cómo citar

Ética e educação: uma revisão da literatura educacional de 1990 a 2003 . (2004). Educação E Pesquisa, 30(1), 91-108. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100006