A potência da Educação Infantil e do pequeno semelhante para a não fixação de sinais de risco de autismo nas crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i3p494-508

Palavras-chave:

Risco de autismo, Educação infantil, Função do semelhante, Psicanálise, Dispositivos clínicos

Resumo

O presente artigo faz parte de um projeto de pesquisa-intervenção realizado em Escolas de Educação Infantil, utilizando a Metodologia IRDI. Em uma das escolas participantes da pesquisa foram percebidos sinais de risco de autismo em três bebês acompanhados. Neste escrito objetiva-se refletir sobre a importância do coletivo educacional, da interação entre os colegas e da intermediação das educadoras para identificar e desarmar condições que poderiam estar entravando o processo constitutivo dos bebês com sinais de risco de autismo. No acompanhamento realizado, evidenciou-se a função do pequeno semelhante (colega) como importante e potencializadora da constituição psíquica e do desenvolvimento da aprendizagem dos bebês que se encontravam com sinais de risco de autismo.

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Biografia do Autor

  • Dorisnei Jornada da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Psicóloga e terapeuta em Estimulação Precoce. Psicanalista da Clínica em Tempo e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Doutoranda da Faculdade da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Andrea Gabriela Ferrari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Psicanálise e Psicopatologia

    Professora do Programa de Pós-Graduação Psicanálise: Clínica e Cultura e do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Co-coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs). Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Kellen Evaldt Arrosi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Psicóloga. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2021-12-18

Como Citar

Rosa, D. J. da ., Ferrari, A. G., & Arrosi, K. E. (2021). A potência da Educação Infantil e do pequeno semelhante para a não fixação de sinais de risco de autismo nas crianças. Estilos Da Clinica, 26(3), 494-508. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i3p494-508