Prontuários revelando os bastidores do atendimento psicológico à queixa escolar

Autores/as

  • Marilene Proença Rebello de Souza Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p82-107

Palabras clave:

Psicologia escolar, Infância, Adolescência, Psicodiagnóstico

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de prontuários de crianças e adolescentes encaminhados aos serviços psicológicos por apresentarem dificuldades no processo de escolarização. Constata-se que a psicanálise é o referencial hegemônico dos psicodiagnósticos; as questões escolares pouco comparecem nos roteirosde entrevistas psicológicas; os testes são os instrumentos principais de avaliação psicológica e os encaminhamentos desconsideram ações no campo educacional. Tais dados indicam a necessidade de repensar as práticas psicológicas frente aos encaminhamentos por problemas escolares.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2005-06-01

Número

Sección

Dossier

Cómo citar

Souza, M. P. R. de. (2005). Prontuários revelando os bastidores do atendimento psicológico à queixa escolar. Estilos De La Clínica. Revista Sobre Las Vicisitudes De La Infancia, 10(18), 82-107. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p82-107