Amor e rigor ou o que pode dizer a psicanálise sobre o documentário Ser e Ter

Auteurs

  • Marcelo Ricardo Pereira Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p12-23

Mots-clés :

Dialética do desejo, Dialética do poder, Sacerdócio pedagógico, Psicanálise, Educação

Résumé

O documentário Ser e Ter (Être et Avoir), de Nicolas Philibert, 2002, parece ir na contramão de outros tantos filmes que abusam da licença pedagógica, ao se inspirarem numa pedagogia sacrifical. Por que esses filmes são repetidamente reproduzidos nas instâncias de formação docente? E por que professores necessitam, de maneira disciplinar, mostrarem-se abnegados ou graciosamente polidos como são seus pares no cinema? Esse texto retorna a duas das assertivas da dialética freudiana _ desejo e poder _ para entender a visada maior do discurso pedagógico moderno em sua missão agostiniana e jesuítica.

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Publiée

2005-06-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Pereira, M. R. (2005). Amor e rigor ou o que pode dizer a psicanálise sobre o documentário Ser e Ter. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 10(18), 12-23. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p12-23