Literatura para literaturar

Auteurs

  • Cristóvão Giovani Burgarelli Universidade Federal de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p54-59

Mots-clés :

Literatura, Escola, Ciência, Discurso, Prazer

Résumé

Este artigo pretende, com base nas concepções depreendidas da psicanálise sobre discurso e sujeito, discutir a função da literatura, principalmente quando se a propõe como atividade nas escolas. Após afirmar que a literatura se diferencia da ciência exatamente porque ela, ao contrário desta segunda, assume-se como discurso, caminho para a conclusão de que, ao tomar a literatura pela lente dos chamados métodos de ensino, a escola acaba por subordiná-la ao discurso científico-pedagógico, quando não por aniquilá-la.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2005-06-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Burgarelli, C. G. (2005). Literatura para literaturar. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 10(18), 54-59. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p54-59