Relação ensino-aprendizagem e a impossibilidade da educação

Autori

  • Julia Maria Borges Anacleto Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i1p133-151

Abstract

O artigo põe em questão o discurso pedagógico hegemônico e sua busca por uma adequação do ensino à "realidade do aluno" a fim de garantir a aprendizagem, realidade essa apresentada ora como cognitiva, ora como social, e, ainda, como afetiva. Visando sustentar a aprendizagem como efeito de um (des)encontro entre o mestre e o aprendiz, recorre-se à psicanálise como discurso capaz não de reiterar a ilusão de adequação (como se constata em diversas tentativas de aplicação da psicanálise à educação), mas no sentido de afirmar o caráter impossível do educar e, com isso, paradoxalmente, instigar o professor a não renunciar à educação.

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Pubblicato

2016-04-01

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Anacleto, J. M. B. (2016). Relação ensino-aprendizagem e a impossibilidade da educação . Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 21(1), 133-151. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i1p133-151