Atualidade da clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação: pesquisas e práticas

Autori

  • Jean-Luc de Saint-Just
  • M. Stella Machado

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p60-67

Parole chiave:

Grupos, Psicanálise, Educaçao especializada

Abstract

O presente artigo constitui uma reflexão em torno de um trabalho com grupos de análise de práticas realizados com estudantes de educação especializada, e busca analisar os efeitos psíquicos e sociais desses grupos sobre os estudantes, bem como interrogar sobre o saber que daí pode emergir para cada sujeito. Constatou-se que, nesse trabalho, os es tudantes demonstravam, em inúmeras ocasiões, uma dificuldade de elaborar um saber profissional quanto à sua prática educativa a partir dessas sessões de trabalho. Concluiu-se que tais dificuldades podiam advir de processos relacionados com uma dimensão sadomasoquista da postura dos estudantes.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Pubblicato

2005-06-01

Fascicolo

Sezione

Dossiê

Come citare

Saint-Just, J.-L. de, & Machado, M. S. (2005). Atualidade da clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação: pesquisas e práticas. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 10(18), 60-67. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p60-67