Visuality of the victims of the Colombian armed conflict: word and memory in contravía TV
palabra y memoria em contravía TV
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.139669Keywords:
Visuality, TV Style, Armed Conflict, ColombiaAbstract
This paper aims to analyze how victims of armed conflict in Colombia are represented. Through visual analysis of an episode of the television series called Contravia TV, dedicated to San José de Apartadó peace community, we seek to understand in its stylistic elements, what idea of victim is suggested in this journalistic production. In so doing, we base on the theoretical perspective of visual studies and methodological contributions on television style, therefore we believe that formal and material dimensions of the media enable portraying social and political issues of context.
Downloads
References
BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas: Papirus. 2008.
BREA, José. Los estudios visuales: por una epistemología política de la visualidad. In: Estudios visuales: La epistemología de la visualidad en la era de la globalización. Madrid, Akal. 2005
BUTLER, Jeremy. Introduction: Dare We Look Closely at Television? In: Television Style. NewYork: Routledge. 2010.
BRUNER, José. Un espejo trizado. Ensayos sobre cultura y políticas culturales. Santiago de Chile: Flacso. Editorial salesianos. 1988
CMH (Centro de memoria Histórica). Justicia y paz: tierra y territorio en las versiones de los paramilitares. Centro de memoria Histórica. Colombia. 2012.
CARROLL, Noel. Film Form: An Argument for a Functional Theory of Style in the Individual Film. In: Engaging the Moving Image. New Haven: Yale University Press, 2003.
GÓMEZ, Juan et al. Los noticieros de la televisión colombiana en observación. Una mirada desde la academia a la estructura, cobertura y contenidos de los teleinformativos en la televisión abierta en Colombia. In: Palabra clave. Vol.13. N°2. 201
LOPEZ de la ROCHE, Fabio. Las ficciones del Poder. Patriotismo, medios de comunicación y reorientación afectiva de los colombianos bajo Uribe Vélez (2002 – 2010). Bogotá. Penguin Random House Ed. 2014
MITCHELL, William. Teoría de la imagen. Madrid, Akal S.A. 2009
. Mostrando el ver: Una crítica de la cultura visual. In: estudios visuales, n.1. 2003. Disponible en: http://estudiosvisuales.net/revista/index.htm. Acceso: 18-10/2015
MARTÍN – BARBERO, Jesús; REY, Germán. Os exercícios do ver. Hegemonía audiovisual e ficção televisiva. São Paulo. SENAC. 2001
NO PODEMOS guardar silencio. Producción de Contravía Tv. Bogotá: 2005. Disponible en: https://www.youtube.com/playlist?list=PL958B0DCBA24497B2. Acceso: 09 jan. 2017.
PIZZOTTI, Ricardo. Enciclopédia Básica da mídia Eletrônica. SENAC, São Paulo. 2003
RONDEROS, María. Guerras recicladas: una historia periodística del paramilitarismo en Colombia. Bogotá. Aguilar. 2014
Autor. 2014.
RODRIGUEZ, Clemencia (editora). Lo que Le vamos quitando a la guerra. Medios ciudadanos en contextos de conflicto armado. Bogotá. Centro de Competencia en Comunicación en América Latina. 2008.
SÉRVIO, Pablo. O que estudam os estudos da cultura visual? In: Revista Digital do LAV. Vol.7, n.2, Santa Maria. 2014
TAMAYO, Camilo; BONILLA , Jorge. El conflicto armado en Pantalla. Noticieros, agendas y visibilidades. Controversia, 85 Bogotá: CINEP. 2005. Recuperado de http://biblioteca.clacso.edu.ar/Colombia/cinep/20100925103014/elconflictoarmadoControversia185.pdf. Acceso en 09 de ene. 2017
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.