Writing, hip hop pedagogy and the teaching of history: reflections on coping with the pandemic on the outskirts of São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194131Keywords:
Hip-hop pedagogy, Writexperience, History teaching, Emancipatory education, Critical pedagogyAbstract
A potentially emancipatory formation, as suggested by Adorno (2008) and Davis (2016), has as its central concern the critical elaboration of History and a deeper understanding of the structural bases of society. Inspired by such reflections, as well as by Hip Hop Pedagogy (2014) and the concept of “Writexperience” (Evaristo, 2007),
we propose, based on shared teachings taught at EMEF Célia Regina in São Paulo - SP, a critical reflection on covid-19 pandemic and the resulting social problems, especially on the outskirts of the capital, having as its axis the view of students from
the 7thB class expressed in texts prepared from the interpretation of the video clip Quarantine, by MV Bill (2020) and the reading of poem Heal (O’Meara, 2020).
Downloads
References
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro, 1995.
AMARAL, Mônica. O que o rap diz e a escola contradiz: um estudo sobre a arte de rua e a formação da juventude na periferia de São Paulo. São Paulo: Alameda, 2016.
SIQUEIRA Jr, Kleber. Serviço de preto, muito respeito: introdução às sobre as raízes do racismo da discriminação no Brasil e História africana por meio do rap. in: AMARAL, Mônica; REIS, Rute; SANTOS, Elaine; DIAS, Cristiane (Orgs.) Culturas ancestrais e contemporâneas na escola: novas estratégias didáticas para a implementação da Lei 10.639/2003. São Paulo: Alameda, 2018.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. 3ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HILL, Marc Lamont. Batidas, rimas e vida escolar: pedagogia hip-hop e as políticas de identidade. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014. MV BILL. Quarentena. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NQiykuwYLSk. Acesso em: 19 out. 2021.
O’MEARA, Catherine. Curar. The Daily round. 2021. Disponível em: https://pt.aleteia. org/2020/04/01/o-singelo-poema-sobre-a-quarentena-que-tem-comovido-internautasde-todo-o-mundo/em. Acesso em: 19 out. de 2021.
SÃO PAULO. (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: ensino fundamental: componente curricular: História. – 2.ed. – São Paulo: SME/COPED, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Kleber Galvão de Siqueira Junior, Fábio da Silva Cândido
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.