Oral knowledge masters: the poetic listening to the speak
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.162949Keywords:
Culture, Memory, Oral Tradition, Education, Human RightsAbstract
This paper addresses memory as the developmental basis of collectivities and individuals, operating on the frontier between inclusion and exclusion, remembering and forgetting. Sensitive listening to speech can help us restore thought when faced with what cannot be named. The conceptual net contemplates the complexities involving social forces, dispute of forms, possibilities, arrangements and ordering of knowledge, with use of an approach that permeates the ontological recognition of living libraries (griôs), for its pedagogical contribution in the “shared production of knowledge” as a solution of demands concerning the appropriation of memories and the social circulation of information. Through listening and socializing with the educators, a new relationship with knowledge can be observed that is voluntary and collective, whose materialization occurs in the practical doing (savoir-faire) through which the subjects of knowledge learn to inform, learn to know what it is to know, and what it is to know and act collaboratively.
Downloads
References
ANDRADE, Mário de. Os cocos. Preparação, introdução e notas de Oneyda Alvarenga. São Paulo: Duas Cidades; Brasília: INL: Fundação Pró-Memória, 1984. p. 10.
ARRUTI, José Maurício. Notas sobre as iniciativas federais em educação no contexto das políticas públicas para quilombos. In: CRUZ, Cassius Marcelus; SOARES, Edimara Gonçalves (org.). Educação escolar quilombola: pilões, peneiras e conhecimento escolar. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2009. v. 1, p. 13-31.
BÂ, Amadou Hampaté. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph (coord.). História geral da África I: metodologia e pré-história da África. 2. ed. rev. Brasília, DF: Unesco, 2010. p. 167-212.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança dos velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BURKE, Peter. Vico. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora Unesp, 1997.
CÂMARA CASCUDO, Luís da. Tradição, ciência do povo. Pesquisas na cultura popular do Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1971.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
COSTA, Carmen Cira Lustosa da. Comunidades tradicionais de matriz africana. 09/04/2014. Disponível em: https://bit.ly/2O9Cb8I.
GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 77-97.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
LAZANEO, Caio et al. Fundamentos da produção partilhada do conhecimento e o saber do Mestre Griô. Revista Diversitas, São Paulo, n. 3, p. 246-65, 2016.
LE GOFF, Jacques. Memória. In: GIL, Fernando. (org.). Memória – história. Porto: Imprensa Nacional, 1984. (Enciclopédia Einaudi 1).
MAFESSOLI, MICHEL. O conhecimento comum: introdução à Sociologia Compreensiva. Porto Alegre: Sulina, 2010.
PACHECO, Líllian. Pedagogia griô: a reinvenção da roda da vida. Lençóis: Grãos de Luz e Griô, 2006.
PACHECO, Líllian. A pedagogia griô: educação, tradição oral e política da diversidade. Revista Diversitas, São Paulo, ano 2, n. 3, p. 22-99, 2015.
ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
SANTOS, Edison Luís dos. Infoeducação e cultura quilombola: uma perspectiva de diálogo entre sujeitos e saberes. Revista da ABPN, Goiânia, v. 3, n. 6, p. 95-111, 2012. Disponível em: https://bit.ly/2RzM4ip. Acesso em: 10 set. 2019.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2014.
SCHMIDT, Maria Luisa; MAHFOUD, Miguel. Halbwachs: memória coletiva e experiência. Psicologia USP, São Paulo, v. 4, n. 1-2, p. 285-298, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Educ, 2000.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.