Humanizing documentary photography and the political-aesthetic construction in Latin America
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194390Keywords:
Photography, Photodocumentarism, Political-aesthetic relations, Humanization, Latin AmericaAbstract
Documentary photography, in the condition of recording reality, is provided with intentions operationalized by technique. This article contextualizes documentary photography from the perspective of building an affective relationship between photographer and subject, overcoming the categorizations of object, project and revealed image, while proposing the conception of the humanizing photographic process, a political-aesthetic element of deconstruction of the ideological invisibility to which marginalized sectors of society are subjected.
Downloads
References
AGUSTIN CUEVA, Marcos. A. Reller a Samuel Ramos – Mito, mitomania y andolatria. Brazilian Journal of Latin American Studies, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 117-132, 2015. DOI: 10.11606/issn.1676-6288.prolam.2015.106091. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/prolam/article/view/106091. Acesso em: 29 Jun. 2021.
BARTHES, Roland. A câmara clara - Notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização. As consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.
BONI, Paulo Cesar. O nascimento do fotodocumentarismo de denúncia social e seu uso como “meio” para transformações na sociedade. IAR Unicamp, 2009.
CURY, Lucilene. Revisitando Morin: os novos desafios para os educadores. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 39-47, 2012. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v17i1p39-47. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44901. Acesso em: 11 jul. 2021.
DOBAL, Susana. Foto-evento: entrevista com André Rouillé. Revista Studium 31, IAR Unicamp, ago. 2010.
DOBLES OROPEZA, Ignacio. Investigación cualitativa, metodología, relaciones y ética. Estrategias biográficas-narrativas, discursivas y de campo. Costa Rica: Edit. UCR, 2018.
DOMINGUEZ, J. B., BOBADILLA, M. del R. A. (2019). Educación inclusiva en Latinoamérica: nuevas preguntas viejos problemas. Brazilian Journal of Latin American Studies, 18(35), 2019, 55-76. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.164124. Acesso em: 20 jun. 2021.
DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 2004.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 11ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREUND, Gisèle. Fotografia e sociedade. Lisboa: Vega, 1995.
GUIMARÃES ROSA, João. Grande Sertão: Veredas. 22 Ed. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2019.
HORN, Evelyse Lins. Fotografia-expressão: a fotografia entre o documental e a arte contemporânea. Brasília: Minc/Funarte, 2010.
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
MACHADO, Arlindo. A ilusão espetacular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
MENDES, Ricardo. Fotografia e inclusão social: revendo experiências das últimas três décadas. Disponível em: <http://www.centrocultural.sp.gov.br/revistadart/pdfs/dart12%20fotografia%20e%20inclus%E3o%20social.pdf>.Acesso em: 20 mar. 2021.
NORONHA, Daniele P. de. A importância social da imagem – Reflexões sobre diferença, representação e poder em diálogo com um pensamento decolonial. In: Iluminuras, Porto Alegre, v. 20, n. 50, p. 255-278, julho, 2019.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, cultura y conocimiento en América Latina. In.: Anuario Mariateguiano, vol. IX, n.9, Lima, 1997.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade de poder: eurocentrismo e América Latina. In.: Colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005.
RIPPER, João Roberto. Depoimento [sem data]. Rio de Janeiro: Prêmio Investidor Profissional de Arte - Pipa 2013. Disponível em: <http://www.pipa.org.br/pag/joaoroberto-ripper/>. Acesso em: 24 jun. 2021.
RIPPER, João Roberto. O que eu penso. Depoimento [sem data]. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://imagenshumanas.photoshelter.com/page2. Acesso em: 10 set. 2017.
RIQUELME, Diogo Ivan Caroca. O cinema documentário da América Latina dos anos de 1960. Uma breve reflexão dos principais movimentos cinematográficos do novo cinema da América Latina. Brazilian Journal of Latin American Studies, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 95-104, 2011. DOI: 10.11606/issn.1676-6288.prolam.2011.82452. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/prolam/article/view/82452. Acesso em: 27 jun. 2021.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2000.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Pilar Oliva, Maria Bernardete Toneto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.