La Corrida
Histoire d’une Survie
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-9471.v1iSupplementp394-406Palavras-chave:
tauromachy, history of bullfightingResumo
In lieu of an abstract, here is a brief excerpt of the content:
"Les origines de la tauromachie remontent à la nuit des temps. Rite de fécondité, mythe, fête rurale, rite de passage, exercice cynégétique, spectacle urbain, joute aristocratique, jeu collectif ou exploit individuel, ... Le face-à-face entre l’homme et le taureau a pris au long des siècles des formes très diverses, dans un double processus de transformation et de fusion qui a abouti à la corrida moderne.
C’est à l’aube de la modernité, à la charnière entre les XVe et XVIe siècles, que la fête taurine-spectacle, ancêtre de la corrida, dessine ses contours à partir de pratiques taurines très diverses, présentes sur une large géographie ibérique et dont certaines variantes s’étendent même au nord des Pyrénées."
Downloads
Referências
1848), Madrid, Boletín Oficial del Estado, 2017.
Castiglione Baltasar, El Cortesano, tr. de Juan Boscán de 1534, Madrid, éd. Saturnino Calleja,
1920.
Guillaume-Alonso Araceli, « Les fêtes tauromachiques dans le Madrid crépusculaire de Charles
II (1665-177). Chronique d’une évolution imparable », Fêtes et Divertissements, éd. J.-P.
Duviols, A. Molinié, Paris, PUPS, 1997, Ibérica, 8, p. 73-89.
Guillaume-Alonso Araceli, « Tauromaquia para un rey: la fiesta de toros en la inauguración del
Buen Retiro », Fiestas de toros y sociedad, A. García-Baquero, P. Romero de Solís (ed.),
Séville, Universidad-Fundación Real Maestranza, 2003, p. 283-302.
Guillaume-Alonso Araceli, « Être et paraître : le matador Pedro Romero par Francisco de
Goya », Éthique et Esthétique de la corrida (dir. P. Córdoba, F. Wolff), CRITIQUE, t. LXIII –
N° 723-724, août-septembre 2007, p. 623-636.
Guillaume-Alonso Araceli, « El duque de Lerma y las corridas de toros. De lo taurino a lo
encomiástico», El duque de Lerma. Poder y literatura en el Siglo de Oro, J. Matas, J. M. Micó,
J. Ponce (dir.), Madrid, CEEH (en col. avec, Barcelone, Universitat Pompeu Fabra), 2011,
p. 295-316.
Wolff Francis, Philosophie de la corrida, Paris, Fayard, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).