Contribuições da Arte e da Literarura na construção do conhecimento geográfico no ensino fundamental

Autores

  • Karla Conceição da Rocha Antonio Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Poços de Caldas
  • Douglas de Paula Flora Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Poços de Caldas
  • Matheus Lima de Andrade Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2021.168063

Palavras-chave:

Geografia, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica

Resumo

O presente estudo tem por objetivo propor uma atividade interdisciplinar entre Geografia, Literatura e a Arte nos anos iniciais do ensino fundamental e, para isto, utilizamos uma obra da literatura infantil intitulada O Maluco do céu (2009), de Anna Gobel, a qual se inspira em uma lenda caribenha sobre a formação dos continentes. Considerando que a história possui elementos geográficos implícitos na arte do livro e no diálogo dos personagens, destacamos as potencialidades de instrumentalizar os alunos sobre esses conceitos e de estimular a sua capacidade de leitura e de apreciação e representação artística. As idealizações e as sugestões das atividades foram concebidas considerando as habilidades a serem desenvolvidas que são requeridas pela Base Nacional Comum Curricular (2017), nas disciplinas de Geografia, Artes e Língua Portuguesa para os 2° e 3° anos do ensino fundamental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BERALDI. Francielle Bonfim; FERRAZ, Cláudio Benito de Oliveira. Diálogo necessário entre a Geografia e a literatura infantil nas séries iniciais do ensino fundamental. Para Onde!? Volume 6, Número 2, p. 188-187, jul.- dez./2012

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 10 set.2020.

CALLAI, Helena Copetti. A Geografia e a escola: muda a Geografia? Muda o ensino? Terra Livre, São Paulo, n. 1,6 p. 133-152, 1o semestre/2001.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. de 2005.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. O letramento cartográfico e a formação docente: o ensino de geografia nas séries iniciais. In: 9º Encuentro de Geógrafos de América Latina - Reflexiones y responsabilidades de la geografia em America Latina para el siglo XXI, 2003, Merida. Anais... Mexico, p. 1-15, 2003.

GÖBEL, Anna. O Maluco do céu. 1° Ed. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2009. 40p.

KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva. Literatura infantil e educação infantil: um grande encontro. In: UNESP. Caderno de formação: didática dos conteúdos e formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 135-142, 2011.

MARANDOLA JÚNIOR., Eduardo. Humanismo e arte para uma Geografia do conhecimento. Geosul, Florianópolis, v. 25, n. 49, p. 7-26, jan./jun. 2010.

MARANDOLA JÚNIOR, Eduardo; OLIVEIRA, Lívia de. Geograficidade e espacialidade na Literatura. Geografia, v. 34, n.3, p. 487-508, set./dez. 2009.

MARQUEZ, Renata Moreira. Arte e Geografia. Imagens Marginais. In: FREIRE-MEDEIROS, Bianca e COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da (Org.). Imagens Marginais. Natal: EdUFRN, p. 11-22, 2006.

MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. O uso da literatura infantil no ensino de Geografia nos anos iniciais. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 27, p. 64-79, 2015.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre, São Paulo, n.15, p.145-154, 2000

RAMOS, Elvis Christian Madureira. A confluência de uma ontologia geográfica e a dimensão estética. In: SUZUKI, Júlio César; COSTA, Everaldo Batista da; STEFANI, BAIDER, Eduardo. (Org). Espaço, sujeito e existência: diálogos geográficos das artes. 1ª ed. Porto Alegre, Imprensa Livre, 2016. p. 35-57.

BAIDER, Eduardo. A dimensão estética no ensino de Geografia: uma contribuição à renovação escolar. Geografia, Ensino & Pesquisa. Santa Maria, v.23, e5, p. 1-28, 2019.

SEEMAN, Jörn. Arte, conhecimento geográfico e leitura de imagens: O geógrafo, de Vermeer. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3 (60), p. 43-60, set./dez. 2009.

SEGISMUNDO, Fernando. Literatura e Geografia. Boletim Geográfico, v.VII, n.76, p. 327-332, jul.1949.

SILVA, Adriana Carvalho; SUZUKI, Júlio Cesar (Org). Estética, poética e narrativa: entre fluidez e permanência nas artes. 1 ed. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2016. 415p.

STRAFORINI, Rafael. A totalidade mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Revista Terra Livre, São Paulo, v. 1, n. 18, p. 95-114, jan. 2002.

SUZUKI, Júlio César. Geografia e Literatura: abordagens e enfoques contemporâneos. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, n.5, p.129-147, set. 2017.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009. 134p.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Contribuições da Arte e da Literarura na construção do conhecimento geográfico no ensino fundamental. (2021). Revista Geografia Literatura E Arte, 3(1), 68-90. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2021.168063