Contribuições da Arte e da Literarura na construção do conhecimento geográfico no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2021.168063Palavras-chave:
Geografia, Interdisciplinaridade, Prática pedagógicaResumo
O presente estudo tem por objetivo propor uma atividade interdisciplinar entre Geografia, Literatura e a Arte nos anos iniciais do ensino fundamental e, para isto, utilizamos uma obra da literatura infantil intitulada O Maluco do céu (2009), de Anna Gobel, a qual se inspira em uma lenda caribenha sobre a formação dos continentes. Considerando que a história possui elementos geográficos implícitos na arte do livro e no diálogo dos personagens, destacamos as potencialidades de instrumentalizar os alunos sobre esses conceitos e de estimular a sua capacidade de leitura e de apreciação e representação artística. As idealizações e as sugestões das atividades foram concebidas considerando as habilidades a serem desenvolvidas que são requeridas pela Base Nacional Comum Curricular (2017), nas disciplinas de Geografia, Artes e Língua Portuguesa para os 2° e 3° anos do ensino fundamental.
Downloads
Referências
BERALDI. Francielle Bonfim; FERRAZ, Cláudio Benito de Oliveira. Diálogo necessário entre a Geografia e a literatura infantil nas séries iniciais do ensino fundamental. Para Onde!? Volume 6, Número 2, p. 188-187, jul.- dez./2012
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 10 set.2020.
CALLAI, Helena Copetti. A Geografia e a escola: muda a Geografia? Muda o ensino? Terra Livre, São Paulo, n. 1,6 p. 133-152, 1o semestre/2001.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. de 2005.
CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. O letramento cartográfico e a formação docente: o ensino de geografia nas séries iniciais. In: 9º Encuentro de Geógrafos de América Latina - Reflexiones y responsabilidades de la geografia em America Latina para el siglo XXI, 2003, Merida. Anais... Mexico, p. 1-15, 2003.
GÖBEL, Anna. O Maluco do céu. 1° Ed. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2009. 40p.
KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva. Literatura infantil e educação infantil: um grande encontro. In: UNESP. Caderno de formação: didática dos conteúdos e formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 135-142, 2011.
MARANDOLA JÚNIOR., Eduardo. Humanismo e arte para uma Geografia do conhecimento. Geosul, Florianópolis, v. 25, n. 49, p. 7-26, jan./jun. 2010.
MARANDOLA JÚNIOR, Eduardo; OLIVEIRA, Lívia de. Geograficidade e espacialidade na Literatura. Geografia, v. 34, n.3, p. 487-508, set./dez. 2009.
MARQUEZ, Renata Moreira. Arte e Geografia. Imagens Marginais. In: FREIRE-MEDEIROS, Bianca e COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da (Org.). Imagens Marginais. Natal: EdUFRN, p. 11-22, 2006.
MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. O uso da literatura infantil no ensino de Geografia nos anos iniciais. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 27, p. 64-79, 2015.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre, São Paulo, n.15, p.145-154, 2000
RAMOS, Elvis Christian Madureira. A confluência de uma ontologia geográfica e a dimensão estética. In: SUZUKI, Júlio César; COSTA, Everaldo Batista da; STEFANI, BAIDER, Eduardo. (Org). Espaço, sujeito e existência: diálogos geográficos das artes. 1ª ed. Porto Alegre, Imprensa Livre, 2016. p. 35-57.
BAIDER, Eduardo. A dimensão estética no ensino de Geografia: uma contribuição à renovação escolar. Geografia, Ensino & Pesquisa. Santa Maria, v.23, e5, p. 1-28, 2019.
SEEMAN, Jörn. Arte, conhecimento geográfico e leitura de imagens: O geógrafo, de Vermeer. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3 (60), p. 43-60, set./dez. 2009.
SEGISMUNDO, Fernando. Literatura e Geografia. Boletim Geográfico, v.VII, n.76, p. 327-332, jul.1949.
SILVA, Adriana Carvalho; SUZUKI, Júlio Cesar (Org). Estética, poética e narrativa: entre fluidez e permanência nas artes. 1 ed. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2016. 415p.
STRAFORINI, Rafael. A totalidade mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Revista Terra Livre, São Paulo, v. 1, n. 18, p. 95-114, jan. 2002.
SUZUKI, Júlio César. Geografia e Literatura: abordagens e enfoques contemporâneos. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, n.5, p.129-147, set. 2017.
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009. 134p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Karla Conceição da Rocha Antonio, Douglas de Paula Flora, Matheus Lima de Andrade
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.