The “Cartilha Deserto Verde no Rio de Janeiro” as resource teaching in Geography and Literature

Authors

  • Débora Ventura Klayn Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thiago Lucas Alves da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.167454

Keywords:

Interdisciplinarity, Green Desert, Narrative text

Abstract

This work is an interdisciplinary effort to develop, based on the connection between Geography and Literature, a primer based on a narrative with the theme of eucalyptus monoculture, politically named by social movements as the Green Desert. The creation and use of a booklet as a pedagogical resource in basic education aims to enhance the theme of eucalyptus monoculture, which has been the scene of disputes and debates, as well as facilitating the learning of concepts and content associated with Geography and Literature. This methodological option seeks to enable proximity to the theme, through a language closer to the reality of students, contributing to the appropriation and (re)signification of the theme through literary language.

 

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Author Biographies

  • Débora Ventura Klayn Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Membro do Grupo de Pesquisa PLELL - Práticas de Letramentos na Ensinagem de Línguas e Literaturas. Finalizando Doutorado pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Pesquisa sobre Leitura literária no livro didático). Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS - UFRJ (2016). Possui Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense (2013) e em Educação Especial com Ênfase em Surdez pela Fundação Educacional Duque de Caxias (2005). Graduada em Letras - Português/Inglês pela Fundação Educacional Duque de Caxias (2004). Foi professora na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), no período de 2005 a 2019. É professora da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita - RJ (desde 2006) e professora substituta de Didática Especial e Prática de Ensino de Português/Literaturas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Thiago Lucas Alves da Silva, Universidade Federal Fluminense

    Possui Licenciatura plena em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ\FFP, possui especialização em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências Sociais - Desenvolvimento, Sociedade e Agricultura - pelo CPDA/UFRRJ e Doutorado em Geografia pela UFF. É professor - colaborador no Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária da FFP (coord. Prof. Dr. Paulo Alentejano) e membro do Grupo de Estudos, Produção, Extensão e Formação de Professores de Mesquita-RJ (GEPEF) e do Grupo de Trabalho em Assuntos Agrários da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Local Rio-Niterói. Participou do Núcleo de Estudos sobre Territorialidade, Ações Coletivas e Justiça (NETAJ\UFF - coord. Prof. Dr. Valter do Carmo Cruz) e do Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO\UFF - Coord. Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves). Possui experiências nas áreas de Geografia, Geografia Agrária, Ensino de Geografia, Educação do Campo, Educação Ambiental, Questão Agrária, Movimentos Sociais e Cartografia Social.

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Published

2020-10-15 — Updated on 2020-10-15

Issue

Section

Artigos

How to Cite

The “Cartilha Deserto Verde no Rio de Janeiro” as resource teaching in Geography and Literature. (2020). Revista Geografia Literatura E Arte, 2(1), 22-35. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.167454