The graphite and the formation of the urban geographical space

information, education and art

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.167946

Keywords:

Graphite, Urban geography, Art and education

Abstract

Graffiti art is one of the most accessible aesthetic expressions to society. Exposed on the streets of the biggest metropolis, it conveys messages about what is experienced in society, consolidating itself as a means of communication, in which art is in the service of fruition, information and denunciation. The objective of this work is to know the origins and development of this urban art and to understand the way in which graffiti can resignify the space in which it is inscribed. The methodology used was an exploratory study through a literature review. It provides analyzes how graphite intervenes in the urban landscape, especifically its effect on understanding the senses of the city. It concludes that graffiti art has the walls and façades not only as a support, but as a discursive platform to express the polyphony of the urban scene.

 

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Author Biographies

  • Letícia de Souza Blanco, Universidade Federal Fluminense

    Cursando Licenciatura em Geografia na Universidade Federal Fluminense e tenho me dedicado a estudar temas relacionados à geografia urbana, mais especificamente gestão participativa e usos (políticos, culturais e econômicos) dos espaços urbanos, ao meio ambiente e à educação. Fiz um período de Biblioteconomia e Documentação, área com a qual também tenho afinidades, pois gosto de trabalhar com informação e documentos. Atualmente participo do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro, cujos estudos têm como campo de confluência os seguintes temas: Território, Juventude, Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação. No atual momento estou escrevendo artigos que envolvem duas grandes áreas: Geografia e Educação, buscando entender de que forma ocorre a mediação e a relação entre essas áreas do conhecimento.

  • Elisabete Gonçalves de Souza, Universidade Federal Fluminense

    Graduada em Biblioteconomia e Documentação (1987) e em História (1992) pela Universidade Federal Fluminense; mestrado em Educação (1997) pela Universidade Federal Fluminense e doutorado (2012) em História e Filosofia da Educação Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas. No campo da Documentação, atuou como bolsista de aperfeiçoamento do Centro de informações Nucleares (1987-1989); bibliotecária do SESC (1989-2004), sendo responsável pela organização do acervo bibliográfico e pelas atividades de leitura da unidade da Tijuca, onde coordenou o projeto Palavra em Cena; bibliotecária da Universidade Federal Fluminense(1993-2008), trabalhou no Núcleo de Documentação e no Centro e Memória Fluminense, atuou nas áreas de referência, planejamento de exposições e na organização de bases de dados bibliográficas; foi professora dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Estácio de Sá e do Curso de Pedagogia do Instituto Educação do Rio de Janeiro. Desde 2009 é professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, cursos de Arquivologia e Biblioteconomia, onde ministra disciplinas na área de organização da informação, com ênfase em descrição, análise e estrutura de bases de dados bibliográficas. Em 2013 foi credenciada como professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Coordena projeto pesquisa sobre a função Informacional e pedagógica dos arquivos históricos escolares.Participa dos seguintes grupos e pesquisa: Arquivos e bibliotecas: apropriações teóricas e aplicações metodológicas e Bibliotecas públicas no Brasil: reflexão e práticas, Organização e Representação do Conhecimento em ambientes digitais

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Published

2020-10-15

Issue

Section

Artigos

How to Cite

The graphite and the formation of the urban geographical space: information, education and art. (2020). Revista Geografia Literatura E Arte, 2(1), 141-159. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.167946