Floninha and her gang

proposal for environmental education through puppets theater

Authors

  • Tamiris Regina Ribeiro Souza de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Thallyta Shigeko Kobayashi Lameu Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Karine Bueno Vargas Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-7998-8522

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.168240

Keywords:

Environmental Education, Conservation Unit, Puppet Theater

Abstract

The art representation through puppets is a cultural and artistic form of expression, which can greatly contribute to Environmental Education, being a bridge of dialogue between the educator and the student. The Floninha and her gang (2019) story has its characters inspired by the fauna and flora present in the Flona Mário Xavier/ICMBio Conservation Unit, located in Seropédica/RJ, and the environmental problems present in the unit were transformed into villain characters, making it possible to represent the landscape and the environmental context impacts present there.

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Author Biographies

  • Tamiris Regina Ribeiro Souza de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Graduanda em Licenciatura Plena/Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, bolsista do Programa de Bolsas Institucionais em Projetos de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com a pesquisa “Conhecendo a Memória Viva da Flona Mário Xavier e Fortalecendo o Pertencimento Socioambiental Seropedicense” e voluntária no Programa de Extensão Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier (DGG/UFRRJ). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e integrou o Laboratório Sentidos Urbanos e Juventude (LabSuJu), pesquisando gênero, raça, espacialidade e rodas de samba.

  • Thallyta Shigeko Kobayashi Lameu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Graduanda em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e realiza pesquisas pelo Laboratório integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA/UFRRJ). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e voluntária do projeto de extensão Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier (UFRRJ).

  • Karine Bueno Vargas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Graduada em Geografia (bacharelado/licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. É Mestra e Doutora em Geografia (Análise Ambiental e Regional) pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO. Faz parte do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada (LIGA), coordena o Programa Residência Pedagógica (Núcleo Geografia Seropédica), o Grupo de Estudos em Biogeografia e Dinâmicas da Paisagem, o Programa de Extensão Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier e o Grupo de trabalho de Educação Ambiental do Comitê Guandu. Possui experiência em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia, Biogeografia, Educação Ambiental e Ensino de Geografia Física.

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Published

2020-10-15

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Floninha and her gang: proposal for environmental education through puppets theater. (2020). Revista Geografia Literatura E Arte, 2(1), 36-49. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.168240