Transformação do sertão paulista na pintura "O lavrador de café" de Cândido Portinari

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2021.192570

Keywords:

Fine arts, Peasantry, Ontology

Abstract

The painting “O lavrador de café” by Cândido Portinari permits an analysis of the paulista backwoods transformations initiated on the language used by the artist. Its symbolic composition recreated the social context in which the character is immersed and allowed an interpretation by a set of geographical concepts. It is possible to understand this painting as a representation of ontological conflicts following the historical materialism as a methodological trajectory to reach the particular experience of the subject.

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Author Biography

  • Vitor Moretti Zonetti, Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina (PROLAM)

    Graduado em Serviço Social pela UNESP e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade da USP. Estuda a Agroecologia enquanto o processo contemporâneo de territorialização do campesinato latino-americano, ou recampesinação, desenvolvido, sobretudo, pelo movimentos sociais rurais, em especial o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil. Demais, enfoca-se nos processos de base e autônomos de aprendizagem acerca de agroecossistemas desenvolvidos pelos camponeses, salientado as epistemologias agroecológicas como elemento fundante na consumação da Agroecologia enquanto um projeto popular de desenvolvimento do campo. Atualmente, atua junto ao Assentamento Mário Lago localizado no município de Ribeirão Preto e ao Assentamento Sepé Tiaraju localizado nos municípios de Serrana e Serra Azul, ambos no Estado de São Paulo.

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Published

2021-12-15

Issue

Section

Resenhas

How to Cite

Transformação do sertão paulista na pintura "O lavrador de café" de Cândido Portinari. (2021). Revista Geografia Literatura E Arte, 3(2), 216-222. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2021.192570