La Milagrosa: ensaio visual sobre rituais e estéticas de sincretismo afrocubano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142532Palavras-chave:
Santeria, Ritual, Afrocubano, Sincretismo, Antropologia visualResumo
Num cruzamento de videoarte e antropologia visual, o vídeo LA MILAGROSA foca-se no universo da Santería, sincretismo religioso entre divindades africanas e religiosidades católicas, que se gerou em populações afrodescendentes escravizadas em Cuba, segundo entrecruzados processos de assimilação e resistência face aos poderes coloniais, continuando a existir após a independência, inclusive num contexto oficialmente ateu. Testemunhando a perpetuação da mitologia Ioruba, o ensaio visual conduz-nos por rituais e altares domésticos de uma santera, revelando um simbólico e vasto panteão de deuses tribais africanos representado por santos, cantos, objetos e cores presentes em diversos elementos (ex: flores, tecidos, doces, velas, madeiras, colares de contas, etc). A narrativa abre-se posteriormente a espaços públicos de tipologia católica que se tornaram icónicos para práticas da Santería: o cemitério Cristóval Colón (Cristóvão Colombo) e o santuário de São Lázaro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.