Revelando a performance ritual nos Goeku: narrativas fotográficas, fotografias narradas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185832Palavras-chave:
Ritual de passagem, Culto Póstumo, Culto aos Antepassados, Fotografia, PerformanceResumo
Este artigo pretende revelar as nuances das cerimônias póstumas realizadas pela escola budista japonesa Honmon Butsuryu-shu (HBS), a primeira a se estabelecer no Brasil, no ano de 1908. O referido ritual de passagem, denominado “Goeku” (“Culto Póstumo” ou “Culto aos Antepassados”), é constituído por performances realizadas pelos sacerdotes/sacerdotisas e adeptos (fiéis), que abarcam um amplo espectro de relações entre humanos e não-humanos, além de um conjunto de elementos simbólicos composto por objetos sagrados, gestos, orações, posturas e instrumentos musicais. Portanto, pretendo elucidar tais cerimônias a partir das interlocuções estabelecidas junto com a HBS, que resultaram na confecção de cadernos de campo e em ricas narrativas orais. Além da verbalidade (oral e escrita), o intuito será o de dar a ver tais cerimônias por meio de fotografias, pelo fato das imagens destacarem-se pela capacidade de captar e expor, por uma via mais sensorial, as complexas formas de expressão presentes nos rituais.
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