Monitoria na Disciplina “Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental”

Autores

  • Linda Ferreira Maximiano Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Evelyn Sue Nakahira
  • José Pinhata Otoch
  • Paulo Roberto Bueno Pereira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i2p65-68

Palavras-chave:

Monitoria, Docência, Educação Médica

Resumo

Na monitoria da disciplina Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, alunos que foram aprovados no curso participam do ensino dos atuais discentes em atividades práticas. Um questionário de resposta voluntária inquiriu a motivação para o exercício da monitoria e a avaliação dos monitores sobre a atividade. Aceitaram participar dezenove monitores, de 2014 a 2015. Para 94,7% dos que responderam ao questionário, a monitoria atingiu o esperado ou o além do esperado, e todos indicam a monitoria a outros alunos da faculdade. Isso a caracteriza como fator positivo na formação dos participantes dessa atividade acadêmica. Essa boa avaliação associa-se ao maior aprendizado do aluno monitor sobre o conteúdo da disciplina, à melhoria da comunicação interpessoal e à maior vivência com a cirurgia que a monitoria proporciona. Aos alunos da disciplina, o ganho ao utilizar essa estratégia didática consiste na maior empatia que os monitores têm com aqueles que cursam a disciplina em comparação com os docentes

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Publicado

2016-11-21

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

MAXIMIANO, Linda Ferreira; NAKAHIRA, Evelyn Sue; OTOCH, José Pinhata; PEREIRA, Paulo Roberto Bueno. Monitoria na Disciplina “Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental”. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 2, p. 65–68, 2016. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v1i2p65-68. Disponível em: https://www.journals.usp.br/gradmais/article/view/123119.. Acesso em: 31 out. 2024.