A sociabilidade virtual da comunidade brasileira de Destiny 2 na pandemia de COVID-19

Autores

  • Raphael de Taranto Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2023.191689

Palavras-chave:

COVID-19, Identidade Virtual, Jogos Eletrônicos, Pandemia, Sociabilidade

Resumo

A partir de uma etnografia da comunidade brasileira do jogo multiplataforma Destiny 2, estudou-se a sociabilidade virtual de seus jogadores durante a pandemia de COVID-19 no Brasil e se ele contribuiu para que o jogador lidar com questões derivadas do período. Após compreender a identidade virtual do gamer e como se dá a interação entre a comunidade brasileira do jogo, verificou-se também uma espécie de solidariedade comunitária e mortuária por jogadores falecidos durante o momento pandêmico. Por fim, cruzouse os dados da pesquisa realizada com teorias principalmente de Erving Goffman e Pierre Lévy, para investigar se há relação entre o que foi observado na pesquisa realizada e nos conceitos de ator-espectador do primeiro autor e de virtual do segundo.

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Biografia do Autor

  • Raphael de Taranto, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

    É bacharel em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e pós-graduando em Gestão de Big Data e Business Analytics pelo Centro Universitário SENAC. À época do envio do artigo, o autor ainda não tinha ingressado na pós-graduação.

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Publicado

2023-04-20

Edição

Seção

Academia

Como Citar

Taranto, R. de. (2023). A sociabilidade virtual da comunidade brasileira de Destiny 2 na pandemia de COVID-19. Humanidades Em diálogo, 12, 179-190. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2023.191689