Hábitos e informação: contribuições peirceanas para análise dos efeitos interpretativos no contexto da comunicação digital
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v14i2p4-23Palavras-chave:
Informação, Semiótica, Hábitos, Filosofia da InformaçãoResumo
Neste artigo o objetivo é desenvolver uma reflexão sobre possíveis impactos de conteúdos propagados em plataformas digitais na relação que estrutura informação-hábito-ação, a partir da semiótica peirceana. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento desta reflexão é pautada na hipótese central, segundo a qual a abordagem semiótica peirceana propicia elementos que auxiliam a compreensão dos processos informacionais que direcionam o desenvolvimento de hábitos. Entendemos que em tempos de Big Data, Sociedade da Informação, Mídias Digitais, Fake News, torna-se premente compreender a dinâmica que envolve a informação e sua relação com a conduta humana. A caracterização de informação enquanto processo, apresentada por Charles Sanders Peirce, apresenta elementos que auxiliam no entendimento da relação existente entre informação, ação e conduta; conforme um signo e seus correlatos transmitem adequadamente a forma do objeto para um interpretante, a informação presente neste processo direciona o comportamento humano e de outros animais. À medida que o uso e disseminação de plataformas digitais se tornam fundamentais em sociedades industrializadas, a noção de informação se altera e consequentemente influencia a conduta individual e coletiva. Em busca de entendimento dessa relação desenvolvemos uma distinção entre hábitos de ação e hábitos de conduta, tendo como hipótese de pesquisa que compreender a relação entre informação, hábitos e ação, pode colaborar para o entendimento do impacto que elementos de tecnologias de informação vêm desempenhando na conduta individual e coletiva.
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