Hipermedialidade na didática das línguas modernas: uma pesquisa

Autori

  • Anna Toscano Università Ca' Foscari di Venezia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i32p63-79

Parole chiave:

Ipermedia, Tecnologia, Glottodidattica, Ricerca, Lingue moderne

Abstract

Tema deste artigo é uma investigação em algumas escolas que ensinam a língua italiana em São Paulo, como parte de uma pesquisa que tem por objetivo incentivar o uso da hipermídia no ensino das línguas modernas. A hipermídia é indicada como uma ferramenta importante no campo do ensino de línguas, já que conta com uma abordagem humanista e se inspira numa visão sócioconstrutivista do contexto escolar. A hipótese de um instrumento de ensino de língua por meio de hipermídias asseguraria flexibilidade, dinamismo e abertura, por eles poderem ser usados em aulas de todos os níveis de uma maneira diversificada e diferenciada. Realizamos nossa pesquisa em três instituições de São Paulo e uma de Veneza (Itália), tentando investigar quais poderiam ser os pontos de contato entre o uso efetivo da tecnologia no campo do ensino de línguas e as preferências de uso. Apresentamos aqui destaques dos dados coletados, já que a pesquisa levou a um conjunto de informações muito consistente.

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Biografia autore

  • Anna Toscano, Università Ca' Foscari di Venezia

    É colaboradora especialista linguística para a língua italiana e docente da disciplina "Escrever para a Web" na Università Ca' Foscari Venezia, colabora com outras universidades, ´´e doutora em Ciências da Linguagem pela mesma universidade. Trabalha com italiano L2/LE e línguas modernas, mediação cultural, multimedialidade e hipermedialidade no ensino das línguas. Possui numerosas publicações.

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Pubblicato

27-12-2016

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Toscano, A. (2016). Hipermedialidade na didática das línguas modernas: uma pesquisa. Revista De Italianística, 32, 63-79. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i32p63-79