Significações atribuídas ao cotidiano pelo adolescente pobre

Autores/as

  • Evenice S. Chaves

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39671

Palabras clave:

adolescência, adolescente pobre, cotidiano, modos de vida, significações.

Resumen

A adolescência tem sido descrita e explanada a partir dos pontos de vista a-histórico e culturalmente situado. O estudo orientou-se pela vertente cultural, que admite a existência de adolescências. Visando descrever modos de vida, significações atribuidas às ocorrências do cotidiano e projetos de vida de nove adolescentes pobres, foram coletadas informações, através de entrevistas. A análise e interpretação dos relatos obtidos indicaram que os adolescentes vivem com suas famílias em bairros violentos; experienciam a violência no lar; vivem a solidão afetiva; executam trabalhos domésticos, independente do gênero; significam a escola como local de brincadeiras e de construção de amizades; rejeitam condutas que desqualificam o outro; têm projetos de vida vinculados à profissionalização e à constituição de família. Foram relatadas algumas peculiaridades como medo, insegurança, preocupação e incerteza frente ao funuro. Diferente daqueles onundos de camadas sociais mais favorecidas, ainda não estão cooptados pelos apelos consumistas.

Biografía del autor/a

  • Evenice S. Chaves
    Mestre em Psicologia, Professora Titular II do curso de Psicologia - Departamento de Gências Humanas Universidade Salvador

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Publicado

2001-06-19

Número

Sección

Investigación Original