Significações atribuídas ao cotidiano pelo adolescente pobre
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.39671Palabras clave:
adolescência, adolescente pobre, cotidiano, modos de vida, significações.Resumen
A adolescência tem sido descrita e explanada a partir dos pontos de vista a-histórico e culturalmente situado. O estudo orientou-se pela vertente cultural, que admite a existência de adolescências. Visando descrever modos de vida, significações atribuidas às ocorrências do cotidiano e projetos de vida de nove adolescentes pobres, foram coletadas informações, através de entrevistas. A análise e interpretação dos relatos obtidos indicaram que os adolescentes vivem com suas famílias em bairros violentos; experienciam a violência no lar; vivem a solidão afetiva; executam trabalhos domésticos, independente do gênero; significam a escola como local de brincadeiras e de construção de amizades; rejeitam condutas que desqualificam o outro; têm projetos de vida vinculados à profissionalização e à constituição de família. Foram relatadas algumas peculiaridades como medo, insegurança, preocupação e incerteza frente ao funuro. Diferente daqueles onundos de camadas sociais mais favorecidas, ainda não estão cooptados pelos apelos consumistas.Referencias
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